Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Tipo de suporte foco e/ou diferencial:
Rede entre empreendedores
Estágio(s) dos negócios de impacto apoiados pela iniciativa:
Ao longo do processo de pré-incubação e incubação, até o momento da graduação da iniciativa no ecossistema de inovação do Parque Zenit.
Quantidade de negócios apoiados simultaneamente
10 organizações
Objetivo
O AsSsAN Círculo tem como objetivo promover a inovação, o ensino, a pesquisa e a extensão a partir da sociobiodiversidade em interface com a agroecologia, a soberania e segurança alimentar e nutricional na América Latina.
Essas interfaces buscam promover processos de inovação e empreendedorismo fortalecendo a relação dos cidadão, dos atores, organizações, agricultores, povos e comunidades tradicionais com os seus territórios, com o manejo da socio e agrobiodiversidade, com o Direito Humano à Alimentação Adequada e com a Saúde Integral. Enfatiza-se a condição da SAN e da Saúde Integral, a Soberania Alimentar, a diversidade cultural, a agroecologia, a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, a valorização da sociobiodiversidade, processos de fortalecimento dos territórios, governança das redes agroecológicas e socioambientais.
Diferencial
Iniciativa está focada em promover o empreendedorismo da sociobiodiversidade buscando fomentar a Cultura da SocioBioCotidiano. O conceito SocioBioCotidiano se origina da intersecção do ODS 12 - Produção e Consumo Sustentável, com a sociobiodiversidade, que representa a diversidade biológica e cultural brasileira. O conceito busca fortalecer e ampliar uma cultura voltada à produção e consumo de produtos da sociobiodiversidade, cujas cadeias estão associadas à inclusão e valorização de povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares, manejo e conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas.
A cultura do SocioBioCotidiano ressalta a importância da conscientização do consumo da sociobiodiversidade no cotidiano das pessoas e famílias, contribuindo para posicionar a sociobiodiversidade em ações centrais para o desenvolvimento de países megabiodiversos como o Brasil, como preconizado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (PBBES).
Foco
Desenvolvimento de negócios de impacto.
Necessidade de contrapartida?
Sim
Descrição da contrapartida
Taxa de inscrição no curso Sociobiodiversidade e empreendedorismo para a sustentabilidade do cotidiano.
Capacitação e treinamento
O AsSsAN Círculo, em parceria com o Projeto UFRGS Sustentável e o Parque Zenit realizaram duas edições do Curso On-line Sociobiodiversidade e empreendedorismo para a sustentabilidade do cotidiano (40h) (https://www.ufrgs.br/circulosociobiodiversidade/2021/07/26/sociobiodiversidade-e-empreendedorismo-para-a-sustentabilidade-do-cotidiano/). O Curso tem como principais objetivos: a) apresentar de forma articulada as temáticas da sociobiodiversidade e empreendedorismo, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; b) capacitar os participantes no desenvolvimento de novas iniciativas empreendedoras a partir do uso sustentável da sociobiodiversidade, e/ou fortalecer iniciativas existentes; c) Aproximar as iniciativas empreendedoras, as redes promotoras da sociobiodiversidade e as Incubadoras da UFRGS, com a finalidade de promover as cadeias produtivas sustentáveis a partir da sociobiodiversidade.
O curso é oferecido anualmente, no segundo semestre. A premiação para os destaques se constitui em isenção de taxas de inscrição junto às incubadoras do Parque Zenit.
Espaço
O AsSsAN Círculo dispõe de salas de co-working e de reuniões, mediante agendamento préviono Centro Histórico da cidade de Porto Alegre.
Reconhecimento e divulgação
O AsSsA Círculo promoveu a premiação ME CONTA Sociobiodiversidade 2021, realizada conjuntamente com a Associação Cultural Vila Flores, em parceria com o coletivo holandês WeTheCity, Coletivo Maria da Paz, Cadeia Solidária das Frutas Nativas, Rota dos Butiazais, PAN Lagoas do Sul e PAT Planalto Sul (https://www.ufrgs.br/circulosociobiodiversidade/me-conta-sociobiodiversidade/). O Me Conta tem como objetivo incentivar propostas que tornem a sociobiodiversidade presente no cotidiano das pessoas, a partir do desenvolvimento de inovações por meio da gastronomia, arte, artesanato, empreendedorismo, conexão das matas ao cotidiano, buscando sensibilizar, criar e/ou fortalecer cadeias inclusivas, justas e sustentáveis, fortalecendo um padrão de consumo sustentável.
Publicação e produção de conteúdo no Instagram @ufrgs.asssancirculo, site: www.ufrgs.br/circulosociobiodiversidade.
Rede entre empreendedores
O AsSsAN Círculo promove a integração entre os empreendedimentos nascidos a partir do processo de ideação ao longo das edições anuais do Curso Sociobiodiversidade e empreendedorismo para a sustentabilidade do cotidiano. A partir de parcerias, em especial com a Nuvem - Estratégias de Sustentabilidade, busca promover o desenvolvimento de um sistema de indicadores ESG para o monitoramento do impacto e alcance dos ODS para cada start up especificamente. Esse é um trabalho colaborativo, entre a start-up, a parceria com a Nuvem e o envolvimento do componente de curricularização da extensão, no âmbito da disciplina Economia e Projetos Socioambientais, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.
Locais de atuação
Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Email para contato
asssan.cr@gmail.com
Visão sobre política de dividendos
Não há restrições acerca da política de dividendos
Definição de “negócio de impacto”
Definição da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto
Classificação dos negócios na régua de seleção
Algo entre o 2.6 e o 2.9, ou seja, priorizamos o aspecto "impacto" e a transformação socioambiental
Setores-alvo
Sim, e são critérios de eliminação
Quais os setores-alvo?
Educação, Equidade e inclusão, Gestão de resíduos, Floresta e uso do solo
Há critérios de diversidade da liderança empreendedora?
Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa
Critérios de diversidade
Gênero (Mulheres), Liderança e/ou equipe de comunidades ribeirinhas, quilombolas e povos indígenas, Raça
Há critérios de enquadramento jurídico do negócio?
Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados
Demais critérios de seleção
Iniciativas que promovam a conservação da biodiversidade pelo uso sustentável.
Processo de inscrição
Acompanhar edital lançado na página www.ufrgs.br/circulosociobiodiversidade, bem como instagram @ufrgs.asssancirculo. A inscrição é realizada mediante o preenchimento de um formulário, apresentando a motivação para participar do curso.
Número de negócios já apoiados desde o início da iniciativa
6
Ano de início da iniciativa
2019
Histórico da iniciativa
O AsSsAN Círculo coordenou o projeto PANexus:governança da sociobiodiversidade para as seguranças hídrica,energética e alimentar na Mata Atlântica Sul (MCTI/CNPq), que resultou na construção do Programa SocioBioCotidiano. O conceito se origina da intersecção do ODS 12 - Produção e Consumo Sustentável, com a sociobiodiversidade, que representa a diversidade biológica e cultural brasileira. O conceito busca fortalecer e ampliar uma cultura voltada à produção e consumo de produtos da sociobiodiversidade, cujas cadeias estão associadas à inclusão e valorização de povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares, manejo e conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas. Com este objetivo, o AsSsAN Círculo, Projeto UFRGS Sustentável, com a parceria do Parque Tecnológico Zenit e demais parceiros realizaram duas edições do Curso Sociobiodiversidade e Empreendedorismo para a Sustentabilidade do Cotidiano, o qual fomentou a criação de 16 iniciativas empreendedoras, das quais 4 estão incubadas no Parque Zenit, integrando a trilha de empreendedorismo da UFRGS.
Como mensuram o impacto socioambiental dos negócios apoiados?
A partir do desenvolvimento de um sistema de indicadores adaptado à realidade da start up, considerando a perspectiva ESG e o alcande aos ODS.
Quais métricas utilizam no acompanhamento da evolução dos negócios apoiados?
Indicadores relacioandos à captura de carbono, emissão de CO2 dos produtos; fortalecimento da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais; presença desses atores nas cadeias; mercados acessados.
Casos de negócios apoiados pela iniciativa
A Yatay cosmética natural tem como objetivo "inspirar e oferecer uma experiência de reconexão, de reencontro consigo e com a natureza que existe em cada um. Valorizando os saberes tradicionais, as plantas medicinais e a biodiversidade nativa, honrando e pedindo licença às ancestrais e a todas que vieram antes abrindo caminhos."Essa iniciativa foi fortalecida a partir da 1a Edição do Curso Sociobiodiversidade e Empeendedorismo para a sustentabilidade do Cotidiano. Ela aliou o trabalho acadêmico de Conclusão de Curso ao setor de empreendedorismo, resultando no TCC "Cosmética para o SocioBioCotidiano: uma análise da emergência da cadeia decosméticos ecológicos a partir da flora nativa dos biomasPampa e Mata Atlântica Sul, Brasil"https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/240086/001141934.pdf?sequence=1&isAllowed=yA proposta se volta para a produção dos cosméticos naturais a partir da produção de polpas e hidrolatos de espécies nativas oriundas da Cadeia Solidária de Frutas Nativas, uma rede de agricultores, técnicos e empreendimentos que promovem as frutas nativas da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. A iniciativa passou para o processo de pré-incubação no Edital 2022 junto à Incubadora Multissetorial Zenit. Atualmente a comercialização dos produtos está sendo realizada no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.
Nome da organização
AsSsAN Círculo
Como se denomina
Círculo promotor da sociobiodiversidade, por meio de ações de inovação, ensino, pesquisa e extensão
Recursos públicos (federal, estadual ou municipal)
Colaboradores em tempo integral
1
Colaboradores em tempo parcial
4
Outras atividades que a organização realiza
podcast Que tal um mate?; 2 Webséries Saberes e Fazeres da Sociobiodiversidade; Biodiversidades: manejando saberes, descobrindo sabores
A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.
x
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Ok