NESsT Brasil

por NESsT Brasil

Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins

Investimento e financiamento

5

Tração

6

Escala

Em média 4 anos.

Atualmente temos 80 negócios no Portfolio global organizações

Investir em negócios de impacto que criem empregos dignos, promovam inclusão no mercado de trabalho e geração de renda sustentável para grupos marginalizados, endereçando também as muitas barreiras que impedem essas comunidades de acessarem o mercado de trabalho formal.

Capacitação e treinamento em ferramentas de gestão ao empreendedor e sua equipe, conforme a necessidade identificada no processo seletivo. A periodicidade, conteúdo e formato da capacitação varia de acordo com cada caso.

A pessoa empreendedora, assim como sua equipe de gestão, uma vez escolhidos, terão acesso a uma equipe de profissionais e mentores para o desenvolvimento do seu negócio social. É desenhada em conjunto uma agenda anual, assim como as metas trimestrais a serem monitoradas.

A ponte com stakeholders que possam se tornar clientes ou parceiros é feita sob medida de acordo com a necessidade do negócio e a disponibilidade da rede da NESsT.

Anualmente fazem o levantamento ou atualização das necessidades financeiras dos negócios sociais do Portfólio. A partir dessa análise, levantam recursos internos e externos (coinvestidores).

O reconhecimento e a divulgação serão alavancados dentro da estratégia atual da NESsT. Há previsão de produção de um Investment Brief para o website e para apresentação do case a parceiros, posts nas redes sociais, convite para participação em prêmios e eventos de terceiros.

Os mentores da NESsT são acessíveis aos negócios sociais do Portfólio. Geralmente estabelece-se no início de cada ano uma agenda de encontros que podem ser quinzenais ou mensais. Além dos encontros que fazem parte do Plano de Mentoria, os empreendedores poderão acessar a rede de mentores sempre que necessário.

A NESsT incentiva que os negócios do Portfólio se comuniquem e troquem experiências. Muitas vezes aproxima negócios de diferentes países por terem modelos e desafios semelhantes. Sempre que possível, oferece um encontro (Portfolio Retreat) para capacitação técnica e trocas, aproximando os membros.

A NESsT combina capacitação técnica com mentoria de forma personalizada e adequada a cada membro do Portfólio. Aborda todas as questões de gestão, as quais sejam prioridades ano a ano. Identificam os pontos de melhoria, utilizando ferramentas internas de autoavaliação.

Os negócios sociais NESsT têm acesso ao recurso filantrópico combinado a investimento de capital paciente. O valor médio dos investimentos que podem uma combinação de doações com empréstimos sem juros, é de USD 30,000 (BRL 150,000).

Faz empréstimo social paciente a alguns negócios de seu Portfólio. Não há cobrança de juros e o pagamento poderá ser feito em 24 meses, com início após 1 ano da tomada do investimento.

Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins

brasil@nesst.org

Não há restrições acerca da política de dividendos

Definição da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto

Algo entre o 2.6 e o 2.9, ou seja, priorizamos o aspecto "impacto" e a transformação socioambiental

Sim, e são critérios de eliminação

Empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda, Floresta e uso do solo

Sim, como pré-requisitos para participar da iniciativa

Faixa etária (+50 anos), Gênero (Mulheres), Orientação sexual, Origem geográfica (região do Brasil), Origem socioeconômica, Pessoas com Deficiência, Raça

Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, EXCETO os não formalizados

Perfil do empreendedor e equipe, impacto social, resultados recentes, potencial do modelo de negócio.

Os processos seletivos acontecem a cada 1 ou 2 anos. Todas as informações estão disponíveis no site: https://www.nesst.org/brasil

233

1997

Investimento em negócios de impacto é parte da missão da NESsT.

Ferramentas próprias de monitoramento: PMT (Performance Management Tool), Impact frontier table, Green tool and Beneficiaries survey.

Governança (Genero e comunidades marginalizadas impactadas)
Empregabilidade (Genero e comunidades marginalizadas impactadas)
Diversidade (pessoas com deficiencia, imigrantes, idosos, negros, indigenas, LGBTQIA+)
Business metrics (revenue/profit/invest)​
Formalização dos contratos de trabalho
Renda das pessoas impactadas
Gender Wage Equity

Resultados:
89.057 oportunidades dignas de geração de emprego e renda criadas
1,1 milhão de vidas melhoradas
US$ 27 milhões investidos
30.722 empreendedores capacitados

1) Mare de Sabores: A Maré de Sabores é um empreendimento social que atua no complexo da Maré, um dos mais populosos conjuntos de favelas do Brasil e o maior da cidade do Rio de Janeiro com aproximadamente 140 mil habitantes (IBGE, 2010). Mariana Aleixo e Helena Edir fundaram o empreendimento social para ajudar mulheres da região a construírem sua independência financeira. Oferece às mulheres, especialmente às mães solteiras de baixa renda, treinamento, experiência profissional e oportunidades de trabalho na indústria alimentícia.
Até à data, a Maré de Sabores formou mais de 750 mulheres em serviços de gastronomia e colocou 160 no mercado de trabalho na indústria. Duas vezes por ano, o empreendimento realiza editais na comunidade para captação de alunos. Antes de ingressar nessa capacitação, as mulheres da Maré não tinham acesso a renda própria. Os graduados do programa ganham a confiança e as habilidades técnicas necessárias para se candidatar a cargos na gastronomia, muitos dos quais optaram por abrir seus próprios pequenos negócios.
A principal linha de negócios da Maré de Sabores é oferecer serviços de catering para eventos, casamentos e outras confraternizações na região do Rio de Janeiro. Antes da pandemia, a Maré de Sabores foi contratada para atender 113 eventos, criando emprego permanente para 18 mulheres e contrato de trabalho para 44 mulheres.
Com o bloqueio, a empresa iniciou várias novas linhas de negócios que manteriam as mulheres empregadas e a empresa funcionando. A Maré de Sabores investiu na sua infraestrutura digital tanto do lado da oferta como da procura, organizando sessões individuais de mentoria e discussões de grupo online para continuar a envolver os seus alunos e clientes de gastronomia. A empresa também reagiu rapidamente à demanda do mercado vendendo refeições diretamente para as famílias e servindo refeições e apoiando as operações de “organizações essenciais” que ajudam comunidades carentes carentes.

2) Movimento Black Money: os afro-brasileiros representam mais da metade da população do Brasil, mas estão super-representados nas comunidades de baixa renda e desempregados do país. Um número desproporcional de negros exerce trabalhos braçais em condições precárias. Devido a essas disparidades de emprego, a disparidade salarial é grave - em média, um negro recebe 50% menos de renda do que um branco.
O Movimento Black Money (MBM) é um hub de inovação que potencializa o empoderamento econômico da população negra no Brasil. A empresa social apoia a população negra em quatro áreas - advocacia, educação, serviços financeiros e consultoria. Seus serviços são projetados para promover prosperidade, autonomia e inclusão financeira para as comunidades negras do Brasil.
Um dos produtos da MBM, Mercado Black Money, é um mercado online que conecta compradores a mais de 1.500 negócios de propriedade de negros, 70% dos quais são liderados por mulheres. Ao apoiar empresas de propriedade de negros, os consumidores ajudam a melhorar a situação financeira dos afro-brasileiros e contribuem para diminuir as diferenças raciais de riqueza. A MBM também criou o Pretinha, uma solução de pagamento móvel que agiliza as operações de varejo automatizando o processo de transação, oferecendo aos pequenos negócios acesso a ferramentas financeiras digitais que melhoram sua inclusão financeira. Recentemente, a MBM fez parceria com um grande banco brasileiro para lançar o primeiro cartão de crédito diversificado do Brasil.
Para impulsionar as mudanças sistemáticas e em larga escala necessárias para que mais pessoas negras tenham acesso a empregos de qualidade e capital econômico, o MBM oferece serviços de consultoria para clientes corporativos como P&G e Makro, sobre diversidade e inclusão no local de trabalho. Seus programas de educação também se estendem a empreendedores negros, com cursos online gratuitos com foco em tecnologia, negócios, marketing, gestão, entre outros temas. Desde a sua fundação em 2020, o MBM treinou mais de 1.000 empreendedores negros, equipando-os com o conhecimento e os recursos relevantes para expandir seus negócios.
A MBM também lançou o Black Vagas, um serviço de recrutamento que combate as altas taxas de desemprego negro ao conectar aspirantes a profissionais negros a vagas disponíveis em sua rede corporativa.
Por meio do MBM, os fundadores Nina Silva e Alan Soares visam encorajar os negros a se tornarem participantes mais ativos da economia, com acesso equitativo a oportunidades de crescimento na carreira que melhoram a mobilidade ascendente e colocam os funcionários negros no caminho da liderança. A empresa social serve como um nexo de conexão e colaboração para as comunidades negras.

3) ASSOAB: A Associação dos Agropecuários de Beruri (ASSOAB) apoia pequenos catadores de castanha-do-pará em Beruri, Amazonas desde 1996, gerando renda estável para as comunidades isoladas, respeitando seus modos de vida tradicionais e o meio ambiente. A associação adquire castanha-do-Pará in natura de mais de 350 famílias catadoras da terra indígena Itixi Mitari e da reserva de desenvolvimento sustentável (RDS) Piagaçú-Purus. Todos os anos, colaboradores da ASSOAB visitam as pequenas famílias catadoras para entregar novos equipamentos e oferecer treinamentos presenciais de ecologia e sustentabilidade, fomentando o meio ambiente.

NESsT Brasil

Aceleradora

1997

São Paulo, Rio de Janeiro, São Luiz, Brasília, Manaus

Associação

45

5

A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.

x