O Programa de Empreendedorismo e Inovação da Jump Brasil Aceleradora de Negócios do Porto Digital tem como objetivo fomentar, apoiar e desenvolver o empreendedorismo através de programas de pré-incubação, incubação e aceleração de negócios com vistas ao desenvolvimento sustentável.
A incubação, por sua vez, se dá por meio do programa INCUBAÇÃO JUMP, que visa o desenvolvimento e crescimento de startups e empresas, de base tecnológica, que estejam iniciando no mercado ou já tenham experiência nele e desejam expandir sua atuação, desbravar novos mercados e ter acesso a capacitações e consultorias de especialistas do consolidado ecossistema de empreendedorismo e inovação do Porto Digital.
Diferencial
São diferenciais da iniciativa de apoio ao desenvolvimento de negócios de impacto:
a) Metodologia dos Programas apoiada nas Temáticas de Impacto: os workshops temáticos, as mentorias personalizadas e as atividades de avaliação e diagnóstico presentes nos programas de empreendedorismo e inovação buscam instruir e orientar os negócios de impacto considerando os principais conteúdos, métricas e indicadores de resultados de impacto socioambiental do negócio.
b) Conexões Relevantes e Menor Custo de Transação: fazer parte do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Porto Digital possibilita às pessoas empreendedoras de negócios de impacto estar em constante contato com pessoas, empresas, e instituições de outros nichos também relevantes para o desenvolvimento e enriquecimento do negócio a partir de contribuições vindas de outros setores.
Foco
Desenvolvimento de negócios de impacto.
Necessidade de contrapartida?
Sim
Descrição da contrapartida
No programa INCUBAÇÃO JUMP, o investimento mensal por pessoa vinculada ao empreendimento corresponde ao valor de R$ 300,00 (trezentos reais).
Capacitação e treinamento
As capacitações são o fio condutor de todos os programas de empreendedorismo e inovação e possuem um conteúdo programático, com atividades de avaliação e diagnóstico, que orientam e direcionam para o desenvolvimento de soluções e a modelagem de negócios. Estes treinamentos coletivos podem ser realizados na modalidade presencial e/ou remota a depender da abrangência do programa e da disponibilidade do Time de Pessoas Mentoras, especialistas do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Porto Digital responsáveis pela entrega do conteúdo e pela condução dos treinamentos coletivos e das mentorias personalizadas por equipe.
Desenvolvimento pessoal da pessoa empreendedora
Relativo ao desenvolvimento pessoal da pessoa empreendedora, os programas de empreendedorismo e inovação oferecem, costumeiramente 10(dez) horas de mentorias personalizadas e individualizadas por equipe, estas que são flexíveis e podem ser realizadas na modalidade presencial ou remota, ajustadas de acordo com a disponibilidade da pessoa mentora e do projeto/startup/negócio, durante todo o programa.
Espaço
As equipes participantes poderão ter acesso a infraestruturas de apoio da JUMP (aceleradora de negócios do Porto Digital) localizada no Edifício Vasco Rodrigues (Cais do Apolo, nº 222; Recife-PE), da SOFTEX Recife (associação das empresas de tecnologia da informação e comunicação) localizada no Mangue Space Coworking (Rua da Guia, nº 142; Recife-PE) e do ARMAZÉM DA CRIATIVIDADE (mecanismo de suporte ao empreendedorismo e inovação do Porto Digital) localizado no Polo Caruaru (Rod. BR 104, Km 92; Nova Caruaru-PE), tais como coworking, laboratórios, salas de reunião, auditórios e showrooms, bem como acesso a outros eventos promovidos pelo Porto Digital e seus parceiros.
Conexão com potenciais clientes e parceiros
A conexão com potenciais clientes e parceiros acontece durante os programas de empreendedorismo e inovação, mas, sobretudo, em eventos específicos e temáticos, vinculados a trilha de conteúdo dos programas, como o Demoday, ou realizados de maneira independente, articulados com outros agentes do ecossistema de inovação.
Os eventos de conexão com potenciais clientes podem ocorrer no formato presencial e/ou remoto a depender do alcance pretendido e da disponibilidade das pessoas palestrantes do evento.
Conexão com potenciais investidores
Os eventos de conexão com o mercado e potenciais investidores podem ocorrer no formato presencial e/ou remoto a depender do alcance pretendido, do propósito do evento e do público-alvo a fim de se estabelecer novas conexões e atrair interesses para os negócios e para o ecossistema.
Rede de mentores
A Rede de Pessoas Mentoras do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Porto Digital funciona através dos sites do Porto Digital e Armazém da Criatividade e são enriquecidos com novas informações e atualizados a partir da execução de novas turmas dos programas de empreendedorismo e inovação, que acontecem tanto em Recife quanto em Caruaru, seja no formato presencial e/ou remoto.
As Pessoas Mentoras podem cadastrar os seus perfis no site institucional, bem como as suas respectivas áreas de atuação para que os projetos, as startups e demais negócios interessados em fazer conexões possam entrar em contato e eventualmente agendar mentorias individualizadas e/ou capacitações coletivas.
Rede entre empreendedores
Uma vez participante de um dos programas de empreendedorismo e inovação do Porto Digital, as pessoas empreendedoras passam a integrar a Comunidade Manguez.al, comunidade de startups/rede de empreendedores do parque tecnológico, que atua com o propósito de apoiar práticas colaborativas e aprendizagem sobre temáticas como tecnologia, design e empreendedorismo em todo o ecossistema.
A Comunidade Manguez.al reúne pessoas empreendedoras, empresários(as), executivos de diferentes áreas que buscam partilhar experiências e possuem objetivos em comum relacionados ao empreendedorismo. Os principais objetivos da Manguez.al são: (i) promover discussões de alto nível, a partir de eventos e uma programação educacional; (ii) dar visibilidade às pessoas empreendedoras apresentando-as a investidores anjos e fundos de capital de risco; (iii) estimular o intercâmbio entre as startups do Recife e outras ao redor do mundo.
Desenvolvimento da gestão
A metodologia dos programas está alicerçada em quatro pilares: (i) prototipação de soluções; (ii) modelagem de negócio; (iii) conexões com o mercado; (iv) acompanhamento de desempenho. Às equipes selecionadas para participar dos programas de empreendedorismo e inovação são oferecidos treinamentos temáticos (com conteúdos e atividades práticas) e Mentorias Individualizadas por Equipe amparadas em seis eixos: (i) Empreendedor; (ii) Gestão; (iii) Tecnologia; (iv) Mercado; (v) Capital; e (iv) Impacto.
A condução dos treinamentos coletivos, das mentorias personalizadas e individualizadas por equipe e das atividades de avaliação e diagnóstico é realizada pelo Time de Pessoas Mentoras, composto por especialistas do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Porto Digital. Costumeiramente, durante a realização dos programas, cada pessoa mentora fica responsável pelo acompanhamento de 3(três) ou 4(quatro) negócios, sendo responsável pelas orientações e direcionamentos voltados para o desenvolvimento e crescimento do negócio, considerando as principais métricas e indicadores do impacto socioambiental.
Investimento e financiamento
Há uma rodada de investimento onde o negócio apresenta o seu pitch para diversos perfis de investidores que vão aportar capital de acordo com o pedido do negócio e a negociação, podendo ou não haver contrapartida em equity.
Locais de atuação
Pernambuco
Email para contato
jump@portodigital.org
Visão sobre política de dividendos
Não há restrições acerca da política de dividendos
Definição de “negócio de impacto”
Nenhuma acima, seguimos nossa definição própria
Se utiliza definição própria ou outra, especifique qual:
O Núcleo de Gestão do Porto Digital considera um negócio de impacto, todo e qualquer empreendimento alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS.
Classificação dos negócios na régua de seleção
2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico
Setores-alvo
Não
Há critérios de diversidade da liderança empreendedora?
Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa
Critérios de diversidade
Gênero (Mulheres), Origem socioeconômica
Há critérios de enquadramento jurídico do negócio?
Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados
Demais critérios de seleção
São utilizados 7 critérios: Perfil e Disponibilidade das Pessoas Empreendedoras; Conhecimento do Problema e Relevância no Mercado; Produto/Serviço e Grau de Inovação; Impacto; Modelo de Negócio e Gestão; e Oportunidade de Negócio e Capital.
Processo de inscrição
Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas devem submeter a Proposta de Negócio, durante o período de inscrição disposto no edital, por meio do formulário disponibilizado no próprio edital, amplamente divulgado nas redes sociais e principais canais de comunicação do Porto Digital.
Número de negócios já apoiados desde o início da iniciativa
100
Ano de início da iniciativa
2010
Histórico da iniciativa
Implantada em 2010 a incubadora CAIS do Porto tinha como propósito apoiar o surgimento de negócios de base tecnológica intensivos em Tecnologia da Informação e Comunicação. Sendo responsável por mais de 5 programas de incubação, beneficiando 100 novos negócios.
A incubadora CAIS ganhou companhia em 2013, com a criação da incubadora do Portomídia, que tinha o foco na incubação de empreendimentos da economia criativa intensivas em tecnologias digitais. Sendo responsável por 4 programas de incubação, beneficiando 20 novos negócios.
A partir de 2017 a CAIS do Porto e a Incubadora do Portomídia foram integradas e passaram a funcionar sob o guarda-chuva da JUMP - Aceleradora de Negócios. Desde então são 5 programas de incubação que beneficiaram 100 empresas.
Soma-se a isso, tem-se a Incubadora do Armazém da Criatividade, que funciona desde 2015, onde já foram executados 4 programas, beneficiando 30 empresas.
Toda essa história foi balizada na missão e objetivos sociais do Núcleo de Gestão do Porto Digital como entidade de governança responsável pela política pública de desenvolvimento econômico baseado em tecnologia, empreendedorismo e inovação, e política de revitalização urbana do centro histórico do Recife.
Como mensuram o impacto socioambiental dos negócios apoiados?
Pelo grau de aderência as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, notadamente: Entendimento de como os ODS podem fazer parte do Modelo de Negócio; Definição de estratégias para contemplar os ODS pretendidos; Definição de métricas e indicadores de resultados de impacto socioambiental do negócio.
Quais métricas utilizam no acompanhamento da evolução dos negócios apoiados?
Indicadores de impacto socioambiental como geração de renda, pessoas beneficiadas, clientes impactados, empregos gerados, etc.
Casos de negócios apoiados pela iniciativa
Balaio: Plataforma que conecta associações de feiras agroecológicas e seus produtores, com novo consumidores.
Cola na Mãe: Plataforma que oferece conexão a uma comunidade de mulheres mães para troca de experiências, desenvolvimento mútuo, através de cursos, mentoria para negócios, meetups e serviços de desenvolvimento profissional.
Consultores Criativos: Projeto que visa capacitar jovens residentes em comunidades periféricas e formar novos empreendedores para o mercado de trabalho através de consultorias técnicas e profissionais, oferecendo também suporte tecnológico.
Prestação de serviço para os(as) empreendedores(as), Prestação de serviço para empresas, Prestação de serviço para institutos e fundações, Recursos públicos (federal, estadual ou municipal)
Colaboradores em tempo integral
80
Colaboradores em tempo parcial
4
Outras atividades que a organização realiza
O Porto Digital é uma referência internacional de exitoso ambiente de capacitação tecnológica, pesquisa e inovação. Enquanto mobilizador de política pública, o NGPD, organiza a sua estrutura em 3 eixos de atuação, sejam eles: Negócios, Território e Pessoas.
O Eixo de Negócio mobiliza estratégias e ações para atrair mais empresas para o parque tecnológico, fomentar o empreendedorismo e ampliar o relacionamento com novos ambientes de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa. Já o Eixo de Território se ocupa de todos os processos de reestruturação urbana, revitalização e conservação dos imóveis históricos do Bairro do Recife e atração de novas empresas e investidores. Por fim, o Eixo de Pessoas responde pela estratégia de formação e atração de pessoas para dar robustez e viabilidade às demais estratégias contidas nos outros Eixos.
Em mais de 20 anos de operação, o NGPD já executou projetos excedendo R$ 260 milhões, em cerca de 100 contratos e convênios com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, incluindo Governo do Estado de Pernambuco (SECTI, SDEC, ADDIPER), Prefeitura da Cidade do Recife, Governo Federal (MCTI, MiniCOM, MinC), FINEP, CNPq, ABDI Sebrae/PE, Sebrae Nacional, Jereissati Part. S.A, British Council, UNIDO e Comissão Europeia.
A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.
x
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Ok