Apoiar projetos de organizações locais que visam o desenvolvimento sustentável da Amazônia e contribuam com o alcance dos ODS da ONU.
Diferencial
Doação.
Contrapartidas
Sim, há contrapartida de acordo com o serviço oferecido.
Descrição da contrapartida
Monetárias ou não (serviços, aluguéis, internet, produtos e etc) por parte da organização apoiada.
Foco
Aporte financeiro (investimento/empréstimo) nas organizações apoiadas.
Desenvolvimento das organizações apoiadas: em gestão, conexão, capacitação, entre outros.
Temáticas
Bioeconomia: atividades econômicas que envolvam a produção de bens e serviços a partir de material biológico como recurso primário.
Carbono/clima: contempla organizações vinculadas a energias renováveis, tratamento de efluentes ou do setor de comercialização de créditos de carbono.
Educação e empregabilidade: contempla organizações que visam o acesso a educação de qualidade e/ou o aumento da taxa de empregabilidade, Secretarias municipais.
Sistemas regenerativos/restauração florestal: contempla organizações de fomento à recuperação de áreas alteradas, degradadas ou antropizadas (habitats modificados).
Público alvo
Assentados, Jovens, Mulheres, Produtor rural, Produtor orgânico, População tradicional extrativista, População tradicional outras, População tradicional ribeirinha
Território de apoio
Áreas urbanas, Assentamentos rurais, Unidades de conservação municipal, Zona rural sem ser assentamento
Cadeia produtiva
Artesanato, Açaí, Mel, Pesca, Sementes e fibras
Capacitação e treinamento em grupo
São realizadas formações para lideranças comunitárias e de organizações que são selecionadas através de editais abertos para a comunidade em geral. As formações são realizadas geralmente em grupo ou quando necessário individuais presenciais, os conteúdos são ligados a lideranças, gestão de associações e captação de recursos.
Espaço
Utilizamos auditórios do IJUS e auditórios de de parceiros na cidade de Juruti (zona urbana) e contamos com salas climatizadas, com data show, cartilhas personalizadas conforme a temática em questão.
Conexão com potenciais clientes e parceiros de negócio
Nosso contato com nossos beneficiários é através de reuniões de integração e nossos meios de seleção são editais. Onde definimos os critérios e todo o regramento para seleção de beneficiários. Nossos parceiros são organizações que apoiam projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Conexão com investidores ou financiadores ou apoio com outros recursos como editais
Realizamos a captação de recursos através de editais de financiamento para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e através da participação de plataformas de desenvolvimento local.
Conexão com outros prestadores de serviços
O IJUS realiza contato com diversas organizações da região visando compartilhar conhecimento e fornecimento de produtos e serviços.
Conexão com outras organizações do ecossistema amazônico
O IJUS tem conexões com diversos atores, contudo, hoje a PPA é nossa principal concexão.
Reconhecimento e divulgação
Realizamos nossas divulgações através de nosso site e redes sociais. Temos grande entrada de divulgações na empresa local e regional.
Apoio individualizado na gestão da organização
Realizamos atividades de formação em gestão organizacional, formalizamos 05 organizações nos últimos anos e 11 reativadas e todas receberam mais 200h de formação em gestão.
E-mail: contato@ijus.org.br, telefone (93) 991900791 e site e redes sociais organizações
Setor alvo de apoio
Agricultura, Extrativismo, Manejo (pescado, quelônios e répteis, madereiro ou não) e produção florestal, Regeneração Florestal
Critérios de seleção
Ter no mínimo 02 anos de existência. ter impacto socioambiental positivo, gestão e governança. São usados formulários específicos para realização destas avaliações
Outros critérios
Impacto, gestão, governança.
Processo de inscrição
São realizadas através de editais de seleção. os editais são publicados ao menos 01 vez por ano. Link: http://ijus.org.br/downloads/
Número de organizações apoiadas
102
Ano de início da iniciativa
2008
Histórico da iniciativa
"O Instituto Juruti Sustentável – IJUS é uma organização da sociedade civil, com 12 anos de atuação no território Amazônico, que surgiu a partir da necessidade de fortalecer ações no município de Juruti e entorno, em busca de uma maior participação e representação social na construção coletiva rumo ao desenvolvimento sustentável do território.
Constituído como uma organização estruturada para ser um espaço público gestor da Agenda de Desenvolvimento Sustentável de Juruti e região e um modelo inovador voltado à efetiva implementação da sustentabilidade em contextos locais. Nessa perspectiva, o IJUS foi pensado como um tripé de intervenção: Construção Coletiva (CONJUS), Fundo de Desenvolvimento (FUNJUS) e Indicadores de Desenvolvimento.
Por tratar-se de uma espaço que congrega instituições da sociedade civil, poder público e empresas o IJUS tornou-se um agente articulador e mobilizador de ações e investimentos para o território, catalisando grande parte das ações e projetos direcionados para o município e entorno, funcionando como parceiro local para diversas instituições, que vão desde organizações civis, universidades públicas federais, Institutos, fundações até a mineradora multinacional.
O Instituto tem se dedicado a projetos, programas e ações para o atendimento à comunidades tradicionais, rurais e urbanas da região amazônica, especificamente nos territórios das cidades de Juruti e em mais 07 municípios do entorno (Oriximiná, Terra Santa, Óbidos, Santarém e Aveiro no Estado do Pará e Parintins e Nhamundá no Estado do Amazonas).
Na frente de investimento e gerenciamento de recursos de programa e projeto o IJUS, desde 2008, financiou com recursos do Fundo Juruti Sustentável mais de 50 projetos de diversas áreas, resultando no atendimento 138 comunidades ribeirinhas e da região do planalto, totalizando mais de 10 mil pessoas beneficiadas, e um montante investido de mais de R$ 1 milhão, além da atração de mais de R$ 3 milhões em recursos para investimento em estudos e outras ações para o desenvolvimento da região.
Destacamos que o principal objetivo dos investimentos realizados pelo Fundo é potencializar ações de impacto nas localidades de forma sustentável valorizando a sociobiodiversidade.
Atualmente o Instituto vem trabalhando fortemente no enfrentamento da Pandemia através das ações do projeto Juruti Contra a Covid 19 que recebe apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) pela NPI Expand, e parceria da Alcoa Foundation, Instituto Alcoa, Plataforma Parceiros pela Amazônia e Cooperativa da Agricultura Familiar de Juruti.
Em linhas gerais o Instituto vem desenvolvendo ao longo desses doze anos de experiência ações direta ou com apoio de parceiros no território, fortalecendo sempre o amplo acesso às comunidades e acumulando experiência para impactar pontos estratégicos do desenvolvimento territorial."
Como avaliam o impacto socioambiental das organizações após apoio?
Observamos a melhoria do desempenho das organizações e são realizados monitoramento através de visitas in loco, apresentação e análise de relatório para verificação do cumprimento das ações do projeto.
Monitoramento, mensuração e gestão de impacto
Realizamos o monitoramento e acompanhamento de todos os projetos que apoiamos, através de relatórios enviados ao IJUS e visitas in loco e no final de cada projeto realizamos a construção do relatório com resumo de dados e resultados
Casos de organizações apoiadas pela iniciativa
Grupo Mulheres Prósperas: Objetivo - apoio a mulheres em condições de vulnerabilidade social: realizamos cursos de formação em artesanato, apoio social e psicológico para 30 mulheres. Resultados - Melhoria da autoestima, geração de renda e trabalho e segurança social.
Sindicato dos trabalhadores rurais: Objetivo: Apoio a produtores rurais familiares. Resultados - Qualificação de 30 agricultores familiares em criação, implantação e manejo de sistemas agroflorestais para recuperação de áreas degradadas e 30 hectares de áreas recuperadas.
Grupo Bananitas: Objetivo: Geração de trabalho e renda para mulheres do campo. Resultados: Construção de uma unidades beneficiamento de frutas e qualificação de 30 mulheres para produção de derivados da banana.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Ok