Bioeconomia Amazônica: fronteira científica e potencial de inovação

por World-transforming Technologies (WTT)

A iniciativa também apoiará organizações baseadas em outros estados, mas que beneficiam a Amazônia, Toda a Amazônia Legal

Estágios - Apoio a organizações de base/comunitárias

Não se aplica.

Estágios - Apoio a empresas ou demais organizações

1

Início da trajetória. É a fase de P&D e/ou exploração de potenciais ideias de negócio.

Incentivo à pesquisa e desenvolvimento de produto

Espaço e orientação para pesquisa e/ou auxílio no aprimoramento do produto já concebido.

A partir do mapeamento dos 1.070 artigos científicos, foram analisados 621 estudos, que seguem critérios de geração de novos conhecimentos e possíveis inovações a partir da sociobiodiversidade amazônica. O intuito é de visibilizar a ciência como importante contribuidora do desenvolvimento da região e de identificar potenciais processos de pesquisa aplicada que possam ser orquestradas por WTT e organizações, negócios e comunidades parceiras. Além disso, a iniciativa busca provocar a política científica no sentido de estruturar o Sistema Nacional às grandes missões do país, sendo um dos prioritários a potência da bioeconomia da região.

Acordos de Propriedade Intelectual.

A iniciativa não possui foco em um público alvo específico

A iniciativa não possui foco em um território específico

A iniciativa não possui foco em uma cadeia específica

WTT, através de sua linha de trabalho do Centro de Orquestração de Inovações realiza os últimos 4 pontos do formulário. O COI, e especialmente seu pilar de Bioeconomia Amazônica, trabalham orquestrando desde comunidades até parceiros comerciais, sempre que haja um elemento inovador a partir do desenvolvimento de soluções de base-científico tecnológico. Isso geralmente significa o acesso a recursos a fundo perdido para o desenvolvimento de produtos e cadeias que requerem experimentação e colaboração entre distintas ICTs, empresas, comunidades, ONG e governo.

gaston@wttventures.net / andre@wttventures.net organizações

A iniciativa não possui foco em um setor específico

Inovação

WTT ativamente busca cientistas com pesquisas promissoras ao logo do tempo e conecta com demandas que possam gerar inovações com impacto socio ambiental. A partir do mapeamento de pesquisas recém lançado, WTT orquestrará uma série de processos de desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas e suas cadeias de valor.

4

2019

Desde 2017, a WTT trabalha no Amazonas e no Pará no tema de gestão comunitária da água, apoiado FAS e PSA em temas de inovação no saneamento rural. A partir de 2020 WTT lança o Centro de Orquestração de Inovações que tem como um de seus pilares a Bioeconomia Amazônica. Isso se dá porque na lógica de Inovação orientada por missões no contexto brasileiro, WTT entende que a Bioeconomia Amazônica deveria ser uma prioridade do Sistema Nacional de Inovação, tanto em relação de investimento público em PeD, quanto do acesso a direitos básicos para os amazônidas.

As métricas são relacionadas a avalancagem de recursos público e privados para inovação, ao processo de inovação em sí e ao impacto socioambiental nas comunidades extrativistas envolvidas. Impacto ainda em desenvolvimento.

A partir do estudo Futuros do Bioplástico tem Raízes na Amazônia, identificamos pesquisas de excelência em instituições na Amazônia Ocidental com potencial para atender a demandas de Indústrias de Manaus e que pudessem ter participação positiva de comunidades extrativistas. Nesse sentido, trabalhamos com cientistas da Amazônia para desenvolver soluções em bioplásticos que gerem valor para as comunidades da região e reduzam o uso de plásticos de origem fóssil, ao mesmo tempo em que atendam aos interesses das empresas do Polo Industrial de Manaus e qualifiquem o pipeline do Programa Prioritário em Bioeconomia. Esta orquestração se materializa em uma colaboração entre Fundo JBS, Idesam, Tutiplast, Samsung através do PPBio e cientistas de ICTs locais, da mesma forma pretendemos que o atual estudo derive em projetos de desenvolvimento científico-tecnológico que contribuam para a Amazônia com uma economia da floresta em pé.

Associação sem fins lucrativos

2012

Estado(s): Rio de Janeiro, São Paulo

Cidade(s): Rio de Janeiro

Associação