Empréstimo Coletivo na Amazônia

por SITAWI

A iniciativa também apoiará organizações baseadas em outros estados, mas que beneficiam a Amazônia, Toda a Amazônia Legal

Estágios - Apoio a organizações de base/comunitárias

3

Fortalecimento da geração de renda (venda para mercados locais) e modelo de funcionamento.

4

Crescimento da operação (processamento, mercados regionais e/ou internacionais).

Estágios - Apoio a empresas ou demais organizações

3

Produto/serviço no mercado validado. É o momento de estruturar a gestão da organização e refinar o modelo de negócio, de forma a ter evidências de que a proposta de valor está inserida em um modelo de negócio escalável e lucrativo.

4

Organização estruturada e preparada para crescer. É o momento de expandir.

Apoio individualizado na gestão da organização

Suporte na criação de ferramentas de gestão e na tomada de decisão acerca do modelo de negócio, estratégia, modelo de expansão, comercial, financeiro, gestão de pessoas, governança, entre outras áreas.

De 2 a 5 anos

1 a 5 organizações

Mobilizar capital de pessoas comuns para o impacto socioambiental positivo.

Reporte dos indicadores de negócios e impacto.

A iniciativa não possui foco em um público alvo específico

A iniciativa não possui foco em um território específico

A iniciativa não possui foco em uma cadeia específica

O acompanhamento da Sitawi é feito com reuniões mensais de acompanhamento. Oficinas e capacitações, bem como outros apoios pontuais, são definidos e implementados de acordo com as necessidades do negócio apoiado.

A plataforma tem como objetivo conectar pessoas comuns com capital disponível e negócios de impacto que demandam capital para operar. Os negócios apoiados são divulgados na plataforma e os investidores podem escolher aqueles negócios em que querem investir e o montante. Atingida a meta de captação ela é encerrada.

A SITAWI participa e divulga os diversos fóruns de troca de experiências no interior do ecossistema. Nesse sentido, as organizações são colocadas em contato com outras organizações do ecossistema na medida em que identificamos oportunidades na relação.

Nossas páginas na internet. organizações

A iniciativa não possui foco em um setor específico

Avaliamos o estágio do negócio e o impacto positivo.

Estágio do negócio, impacto

As organizações apoiadas são prospectadas ativamente, mas também há prospecção passiva via chamadas abertas para inscrição de organizações interessadas. As chamadas são divulgadas em nossos canais.

13

2018

O projeto do empréstimo coletivo na Amazônia é parte do projeto mais geral da plataforma de empréstimo coletivo, cuja operação teve início em 2019. Dado o caráter do projeto, de mobilizar capital para o impacto positivo, era inevitável uma iniciativa voltada para a Amazônia, aspecto incontornável no tema do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Monitoramos o impacto das organizações por meio de reuniões mensais de acompanhamento. Nelas buscamos desenvolver junto às organizações instrumentos de mensuração mais adequados. No caso das organizações que avançam nesse desenvolvimento e estabelecem métricas formais, o reporte é feito trimestralmente. Todas as organizações são segmentadas quando à maturidade de impacto e tem o acompanhamento orientado a partir dessa segmentação. Entre as métricas utilizadas temos: hectares conservados, indivíduos beneficiados (com recortes de população), renda gerada, hectares recuperados, capital mobilizado, treinamentos realizados etc.

Tobasa - Indústria que opera a partir do aproveitamento integral do coco de babaçu. A captação de recursos da plataforma tinha como objetivo suprir a indústria de capital de giro em um momento de expansão. Desde o início do acompanhamento, para além do desempenho do negócio, a Tobasa se destaca no amadurecimento em torno do impacto, com gestão definida e projetos voltados plenamente a ampliar o impacto positivo.

100% Amazônia - Exportadora de produtos da cadeia da socibiodiversidade, a 100% captou recursos na plataforma para formação de estoque enquanto instalava a sua fábrica própria. Com o acompanhamento da SITAWI, a empresa amadureceu concepções de impacto que já vinham de sua formação, ampliando programas para capacitação de organizações de base comunitária. Além disso, os estoques feitos com os recursos da plataforma ajudaram a organização a passar pelo turbulento período econômico que vivemos, o que contribuiu para a finalização dos investimentos na fábrica que iniciará sua operação em breve.

Plataforma de empréstimo coletivo

2008

Estado(s): Rio de Janeiro, São Paulo

Cidade(s): Rio de Janeiro

OSCIP