A iniciativa também apoiará organizações baseadas em outros estados, mas que beneficiam a Amazônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia
Estágios - Apoio a organizações de base/comunitárias
4
Crescimento da operação (processamento, mercados regionais e/ou internacionais).
Estágios - Apoio a empresas ou demais organizações
2
Ideia de negócio definida. É o momento de conhecer melhor o cliente, prototipar o produto/serviço e fazer as primeiras vendas.
3
Produto/serviço no mercado validado. É o momento de estruturar a gestão da organização e refinar o modelo de negócio, de forma a ter evidências de que a proposta de valor está inserida em um modelo de negócio escalável e lucrativo.
4
Organização estruturada e preparada para crescer. É o momento de expandir.
Apoio individualizado na gestão da organização
Suporte na criação de ferramentas de gestão e na tomada de decisão acerca do modelo de negócio, estratégia, modelo de expansão, comercial, financeiro, gestão de pessoas, governança, entre outras áreas.
Incentivo à pesquisa e desenvolvimento de produto
Espaço e orientação para pesquisa e/ou auxílio no aprimoramento do produto já concebido.
Promover o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia, em conjunto com instituições existentes, com ênfase no impacto social, geração de conhecimento, renda e conexão com os mercados, fortalecendo a agenda climática.
Diferencial
Conexão com investidores ou financiadores ou apoio com outros recursos como editais (públicos/privados).
Aporte financeiro (investimento/empréstimo) nas organizações apoiadas.
Desenvolvimento das organizações apoiadas: em gestão, conexão, capacitação, entre outros.
Temáticas
Bioeconomia: atividades econômicas que envolvam a produção de bens e serviços a partir de material biológico como recurso primário.
Público alvo
Assentados, Produtor rural, População indígena, População tradicional extrativista, População tradicional ribeirinha
Território de apoio
Assentamentos rurais, Terras Indígenas, Unidades de conservação federal, Zona rural sem ser assentamento
Cadeia produtiva
Açaí, Cacau, Castanha-do-Brasil, Gado, Pesca
Conexão com potenciais clientes e parceiros de negócio
Nós acompanhamos as iniciativas financiadas, pelo menos 1 vez por mês, ou até mais. Nesse acompanhamento vamos abrindo oportunidades, de acordo com as necessidades. Fazemos conexão com novos possíveis compradores dos produtos dos negócios comunitários , acompanhamos o envio de amostras e muitas vezes ajudamos a construir os arranjos. ex. conseguimos compradores da carcaça de pirarucu, que antes era descartado pela organização. E o comprador vai apoiar com os equipamentos necessários para fazer as transformações devidas no produto. Esse é um dos exemplos. Também fazemos conexão para novas compras dentro do grupo JBS.
Conexão com investidores ou financiadores ou apoio com outros recursos como editais
Sempre estamos atrás de novos investidores para os projetos que apoiamos (para além dos recursos do fundo), pois trabalhamos com matching fund. Agora no edital blended finance do BNDES pagamos consultor para ajudar em propostas de parceiros.
Conexão com outros prestadores de serviços
Nas organizações que apoiamos fazemos conexão com pessoas da própria empresa JBS e também nossos conselheiros/membros do comitê técnico para prestar serviços de consultoria pro bono em questões específicas. Também fazemos essa conexão com pessoas externas. Ex. ag de marketing para algumas iniciativas. Geralmente são ações individualizadas, pois as demandas são muito particulares. Mas estamos nos preparando para fazermos algo mais coletivo.
Conexão com outras organizações do ecossistema amazônico
1 vez por ano vamos promover um troca de experiências entre todos os projetos que apoiamos. tb fazemos parte de várias redes, como por exemplo Concertação, Coalização, coletivo do pirarucu, latimpacto, entre outras.
Reconhecimento e divulgação
Ajudamos a dar muita visibilidade para cada projeto que apoiamos através de mídia escrita (brand content), podcasts, televisão, linkedin, entre outros.
Mentoria
Temos um programa de mentoria para os projetos que apoiamos a partir da expertise dos nossos conselheiros/ parceiros técnicos. Vamos iniciar um programa de voluntariado dentro da própria JBS / SEARA para essa finalidade.
Apoio individualizado na gestão da organização
Sim, fazemos isso com alguns parceiros a partir de nossa equipe e de apoio de prestadores de serviço. Ex: Asproc (apoio ao funcionamento do frigorífico), RECA (apoio ao processamento do cupuaçu + gestão financeira/contábil), Coopercau (apoio a estratégia de comercialização, aval para acessar capital de giro), 100% Amazônia (apoio a montagem de um sistema integrado - via SEARA). Geralmente são individualizados, com parte presencial e acompanhamento online. Usamos pessoas de mercado nesse apoio. Além disso, desenhamos um business plan para quase toda iniciativa (de negócio) que vamos apoiar, além de detalhamento de plantas de processamento (desenho e orçamentação) antes de aprovarmos o projeto (me refiro mais aos negócios comunitários).
Incentivo à pesquisa e desenvolvimento de produto
Apoiamos iniciativas exatamente com esse foco. É fluxo contínuo e sempre olhamos para o tripé: negócio comunitário, pesquisa e indústria ou então pesquisa e o negócio comunitário. Em geral buscamos agregar valor ou pesquisar possíveis novos ingredientes que podem ser usados em novos produtos a partir da biodiversidade amazônica. Cada projeto tem uma modalidade de trabalho e um tipo de proponente. Pode ser o pesquisador que submete o trabalho ou o próprio negócio que busca esse apoio. Dura geralmente 1 ano ou mais e temos reuniões mensais no monitoramento do fundo.
Descrição de tipos de suporte não elencados previamente
Doação, mas com monitoramento.
Foco atual em região ou cidade específica
A região da transamazônica no estado do PA. Vamos priorizar nossas ações em municípios com mais risco de desmatamento.
Agricultura, Agropecuária - Serviços, Tecnologia e Maquinário, Biotecnologia, Educação, Empreendedorismo e Pesquisa, Extrativismo, Manejo (pescado, quelônios e répteis, madereiro ou não) e produção florestal, Mercado de carbono, Pecuária
Critérios de seleção
Aderência aos eixos e temas do Fundo;
Sustentabilidade financeira do projeto;
Replicabilidade e escala;
Inovação;
Geração de valor para as comunidades;
Conexão com o mercado;
Redes de parcerias locais/estratégicas;
Redução de Gases de Efeito Estufa (GEE);
Capacidade de receber Finanças híbridas.
Outros critérios
Sustentabilidade financeira, escala
Processo de inscrição
Entrada de projetos por fluxo contínuo pelo site ou por prospecção.
Fase 1 - análise do pré projeto pela equipe do fundo (quantitativa e qualitativa); visita em campo se necessário;
Fase 2 - validação do portfólio pelo conselho consultivo;
Fase 3 - caso pré projeto seja validado é pedido o projeto completo;
Fase 4 - análise do mérito do projeto por até 3 membros pareceristas externos (do comitê técnico);
Fase 5 - aprovação final dos projetos pelo CA (conselho de administração).
Número de organizações apoiadas
15
Ano de início da iniciativa
2020
Histórico da iniciativa
Essa iniciativa foi lançada pelo grupo JBS em setembro de 2020. Começou a operar em novembro e contratou os primeiros projetos em abril de 2021. O fundo tem uma parte da governança separada da JBS que inclui um conselho consultivo e um comitê técnico. possui três eixos de atuação: conservação e restauração de florestas; desenvolvimento socioeconômico das comunidades; e , ciência e tecnologia. o fundo JBS pela Amazônia pode ir além das cadeias da JBS. no campo da pecuária trabalha com o início da cadeia, tendo como beneficiários agricultores familiares. o fundo trabalha com dois tipos de capital, reembolsável e não reembolsável. atualmente apoia negócios e/ou projetos estruturantes.
Como avaliam o impacto socioambiental das organizações após apoio?
Depende de cada projeto.Os indicadores comuns são:
a) famílias beneficiadas;
b) hectares conservados ou recuperados;
c) aumento da renda;
d) aumento da produção.
Para projetos de ciência e tecnologia são outros critérios. São monitoradas a cada 3 meses, avaliadas a cada semestre.
Monitoramento, mensuração e gestão de impacto
Temos uma ferramenta e formato de monitoramento que ajuda o parceiro no acompanhamento dos seus indicadores de impacto e de processo. Reunião mensal, avaliação a cada 3 meses e repasse de recursos a cada 6 meses. Avaliação anual dos avanços e desafios do projeto.
Casos de organizações apoiadas pela iniciativa
1. Solidaridad - Apoio a escala do modelo de negócio de pecuária de cria de baixo carbono e sistemas agroflorestais em propriedades da agricultura familiar.
• O projeto incentiva uma nova metodologia de assistência técnica para os pequenos produtores da região terem mais acesso à novas tecnologias e investe na incubação desse negócio em cooperativas da região (ESTRUTURANTE).
Localização: Pará (Novo Repartimento, Pacajá, Anapu e Altamira).
A meta é beneficiar 1500 famílias com aumento de renda de 30% e alcançar uma área de 75 mil hectares sob boas práticas de uso do solo.
2. Amazombai: é uma cooperativa localizada no Amapá. o foco do projeto é promover a bioeconomia da floresta na cadeia do açaí através do fomento à uma cadeia produtiva sustentável, certificada e de impacto ambiental positivo, e do fortalecimento da organização social da produção através da cooperativa Amazonbai, com ATER, agroindústria e marca própria;
• O projeto também promove a inclusão produtiva de jovens e mulheres na nas cadeias do açaí e dos produtos florestais; apoia a educação e a formação de novos líderes, através do apoio à sustentabilidade financeira de duas Escolas-Famílias; e financia três linhas de pesquisa aplicada relacionadas às demandas do território.
Localização: Amapá (Macapá, nas regiões do Beira Amazonas e do Bailique – foz do Rio
Amazonas).
Alguns resultados importantes: planejamento estratégico para os próximos 10 anos realizado; fábrica de açaí em funcionamento
3. AMAZ - a primeira aceleradora amazônica de impacto, investindo R$25 milhões para acelerar 30 startups, com soluções inovadoras de impacto socioambiental para as cadeias da biodiversidade da região.
• Serão acelerados 30 negócios ao longo de 5 anos que geram soluções para os principais problemas da Amazônia, em áreas como: extrativismo, agricultura e pecuária sustentável, turismo sustentável, mercado de carbono, artesanato, moda, alimentação, cosmético, transporte, logística e tecnologia.
resultados: já estamos na segunda rodada de seleção de negócios.
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