Estágios - Apoio a organizações de base/comunitárias
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Início da mobilização social e ideia de se constituir enquanto organização de base/comunitária.
Estágios - Apoio a empresas ou demais organizações
Apoio individualizado na gestão da organização
Suporte na criação de ferramentas de gestão e na tomada de decisão acerca do modelo de negócio, estratégia, modelo de expansão, comercial, financeiro, gestão de pessoas, governança, entre outras áreas.
A partir de um estudo diagnóstico sobre o território e a inclusão produtiva, a metodologia propicia um processo estruturado para subsidiar modelos de inovação territorial, ou seja se atua diretamente no assim mesmo em contextos onde os indivíduos ainda não estão associados, assim o seu diferencial é que tem a possibilidade de atuar diretamente sobre o tecido social produzindo novos arranjos. Como entregável, é composto um mapa de risco e um de oportunidade e um mosaico com os diferentes perfis e seus sonhos, anseios e atributos para contribuir com um modelo de produção mais regenerativo. A depender do modelo a ser criado, aplicamos diferentes intersecções; como exemplo, para subsidiar o desenho de um programa de empreendedorismo regenerativo se intersecciona os empreendedores agrícolas e não agrícolas com os agricultores e os jovens das famílias ligadas ao campo.
Desenvolvimento das organizações apoiadas: em gestão, conexão, capacitação, entre outros.
Temáticas
A iniciativa não possui um foco temático.
Público alvo
Jovens, Mulheres
Território de apoio
A iniciativa não possui foco em um território específico
Cadeia produtiva
A iniciativa não possui foco em uma cadeia específica
Descrição de tipos de suporte não elencados previamente
No processo de elaboração do diagnóstico e contato com os produtores rurais por meio das entrevistas em profundidade, identificamos a existência de perfis que se organizam por atributos comuns. Para a aplicação da metodologia foram selecionadas entre 2 a 5 pessoas de cada perfil. A primeira atividade com os grupos focais consistiu em uma validação do perfil com o respectivo público recrutado. Para isto, os participantes foram instigados a compartilhar o que cada imagem apresentada pelas facilitadoras representava para eles. Em sequência reenquadra-se os participantes e segue a etapa 2 dos grupos focais para identificação dos sonhos, anseios e atributos. Ao analisarmos cada um dos perfis, encontramos oportunidades que se somam para uma estratégia comum de fortalecimento de cadeias de valor no território mas que também são complementares entre si. Assim, é preciso compreender que nem todos os perfis precisam ser capacitados nas mesmas funções, mas sim fortalecidas as suas complementaridades. Como no exemplo anteriormente citado para o desenho de um programa em empreendedorismo regenerativo, foi conclusivo o interesse dos jovens em empreender e algo em comum que é o uso de recursos on-line, porém há um desinteresse e desconhecimento da importância da regeneração florestal. Entre os empreendedores regenerativos, há um potencial inexplorado de passar conhecimento adiante que poderia ser conectado com o momento dos jovens para abertura de novos negócios, mas sob novas perspectivas menos ligadas ao agronegócio que degrada e mais ligado a modelos de negócio de impacto socioambiental positivo.
A partir da definição de um recorte territorial, tem-se uma estratégia de mobilização executada por um mobilizador contratado localmente que identifica os principais agentes do território de acordo com os critérios e modelo a ser desenvolvido e os convida a participar dos grupos focais.
Número de organizações apoiadas
4
Ano de início da iniciativa
2020
Histórico da iniciativa
Essa metodologia é resultado de um incômodo de regularmente sermos acionadas para diagnosticar porque alguns modelos de inovação desenvolvidos na Amazônia só se mantém enquanto há aporte externo, e em geral chegamos à resposta de que as intervenções não foram desenhadas com a escuta dos atores locais. No caso da produção em sistemas agroflorestais, por exemplo, os agricultores nem sempre têm o perfil de empreendedor, nesses casos, mesmo com uma série de capacitações, a necessidade de buscar novos mercados se torna mais uma tarefa. Porém se compomos um mosaico de perfis em que cada um colabora com os seus atributos, fortalece-se o capital social e aumenta a possibilidade de satisfação em se manter fazendo o que gosta. O piloto da metodologia de mosaico de perfis para o empreendedorismo regenerativo foi desenvolvido no município de Santa Bárbara do Pará, abrangendo quatro comunidades rurais.
Como avaliam o impacto socioambiental das organizações após apoio?
Foram monitorados indicadores de processo e ainda se aguarda a implementação do programa de empreendedorismo para o desenho de indicadores de resultados e impacto.
Casos de organizações apoiadas pela iniciativa
4 comunidades produtivas: Abril Vermelho, Expedito Ribeiro, Colônia Chicano e Iandê.
Pagamento pelas empresas/bancos/grandes instituições (pelo serviço prestado a eles)
Pagamento pelas organizações apoiadas (pelo serviço prestados a elas)
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