Negócios Florestais Sustentáveis

por SOS Amazônia

Acre, Amazonas

Estágios - Apoio a organizações de base/comunitárias

2

Início da produção e primeiras vendas enquanto cooperativa / associação.

3

Fortalecimento da geração de renda (venda para mercados locais) e modelo de funcionamento.

Estágios - Apoio a empresas ou demais organizações

Não se aplica.

Apoio individualizado na gestão da organização

Suporte na criação de ferramentas de gestão e na tomada de decisão acerca do modelo de negócio, estratégia, modelo de expansão, comercial, financeiro, gestão de pessoas, governança, entre outras áreas.

Indeterminado

6 a 10 organizações

O programa de Negócios Florestais Sustentáveis na Amazônia incentiva as transformações sociais e ambientais, com a geração de trabalho e renda para comunidades amazônicas, mantendo a Floresta em Pé (redução de desmatamento e manutenção de biodiversidade). Ajuda o desenvolvimento de empreendimentos amazônicos, buscando fortalecer as cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade. Foca na organização socioprodutiva desses empreendimentos, no beneficiamento, mercado e comércio justo.

Produtor agroextrativista, População tradicional extrativista, População tradicional ribeirinha

Assentamentos rurais, Unidades de conservação estadual, Unidades de conservação federal, Zona rural sem ser assentamento

Andiroba, Açaí, Borracha, Cacau, Copaíba

Até o momento temos oferecido capacitações e oficinas de forma presencial, tendo em vista que o público que atendemos tem pouco acesso a internet. Muitas vezes realizamos atividades em grupo, envolvendo diferentes organizações, quando o foco é nas lideranças. Quando o foco é na organização, as oficinas e demais formações e assessoria são realizadas em cada organização apoiada. O conteúdo, frequência e duração dependem muito do objetivo e do projeto que está vigente no período. Mas, em médias, os cursos duram de 3 a 4 dias, envolvendo de 15 a 20 pessoas.

Fazemos a conexão com parceiros, especialmente com empresas para a compra da produção ou determinado produto da organização produtiva apoiada. Neste caso, muitas vezes são feitas prospecções ou indicações de outros parceiros. Fazemos a conexão da empresa com a organização apoiada e damos assessoria até o momento do fechamento da parceria, e, posteriormente, apenas monitoramos e mantemos um relacionamento mais aproximado com a empresa.

Acre e sul do Amazonas.

e-mail e telefone. organizações

Extrativismo

Organizações com potencial de geração de renda para comunidades baseada no uso dos produtos florestais.

Geração de renda.

Até o momento a SOS Amazônia tem feito busca ativa para selecionar as organizações que podem receber apoio.

20

2015

A iniciativa teve o início em 2015, apesar de terem ocorridas ações em anos anteriores com produtos da sociobiodiversidade. Em 2015, foi iniciado o apoio a organizações agroextrativistas, incluindo 8 cooperativas e 1 associação de mulheres em dois estados - Acre e Amazonas.

As principais métricas monitoradas são o volume de produção e faturamento; e a quantidade de associados na organização. O monitoramento é realizado anualmente.

Caet - Aumentou significativamente o número de famílias envolvidas na cooperativas, expandiu o território de atuação e aumentou o seu volume de produção em 10 vezes o volume inicial;

Cooperiaco - iniciou uma nova cadeia de produção (borracha e cacau) com dois parceiros comerciais novos e bem estabelecidos, expandiu a sua área de produção e aumentou significativamente o seu faturamento em 2 anos.

Dinamizadora

1988

Estado(s): Acre

Cidade(s): Rio Branco

Associação