Plataforma ViaFloresta

por ViaFloresta

A iniciativa também apoiará organizações baseadas em outros estados, mas que beneficiam a Amazônia, Toda a Amazônia Legal

Estágios - Apoio a organizações de base/comunitárias

1

Início da mobilização social e ideia de se constituir enquanto organização de base/comunitária.

2

Início da produção e primeiras vendas enquanto cooperativa / associação.

3

Fortalecimento da geração de renda (venda para mercados locais) e modelo de funcionamento.

Estágios - Apoio a empresas ou demais organizações

2

Ideia de negócio definida. É o momento de conhecer melhor o cliente, prototipar o produto/serviço e fazer as primeiras vendas.

Apoio individualizado na gestão da organização

Suporte na criação de ferramentas de gestão e na tomada de decisão acerca do modelo de negócio, estratégia, modelo de expansão, comercial, financeiro, gestão de pessoas, governança, entre outras áreas.

Indeterminado

31 a 40 organizações

Uma plataforma digital para localização, cadastro, rastreabilidade e gestão sustentável de Cadeias da Biodiversidade Brasileira

Em caso de aquisição de novos clientes, a plataforma cobra um percentual variável relacionado aos quantitativos comercializados e aos percentuais de valoração do negócio.

Jovens, Mulheres, Produtor agroextrativista, Produtor orgânico, População tradicional extrativista

A iniciativa não possui foco em um território específico

A iniciativa não possui foco em uma cadeia específica

Nossos treinamentos básicos estão voltados para melhora da gestão de organizações sociais, cooperativas, associações e grupo de produtores agroextrativistas, nas áreas de gestão financeira, de estoque, de associados ou cooperados, práticas de produção, qualidade de produtos, técnicas de organização logística. o suporte é individualizado ou em grupo e temos ferramentas informáticas próprias desenvolvidas para serem disponibilizadas aos clientes assistidos para efetivas as melhorias ensinadas. Ademais, nosso programa denominado letramento empreendedor, composto por 4 oficinas vivenciais de 40 horas cada, visa entregar um desenvolvimento real e efetivo das competências empreendedoras, com linguagem simplificada e glossário dos termos usualmente utilizados em processos de aceleração, visando uma aproximação mais significativa dos empreendedores amazônicos, de oportunidades como a da AMAZ', por exemplo. Todos os nossos treinamentos e oficinas ocorrem em formato híbrido, presencial e à distância. Outros cursos que desenvolvemos e aplicamos são: Desenvolvimento de capacidades socioambientais; Gestão territorial e Matriz de Materialidade; Empreendedorismo e negócios de impacto; Outros cursos de extensão profissional.

Não possuímos sede própria, trabalhamos em parceria com o Do It coworking.

A ponte com os potenciais clientes para as comunidades agroextrativistas atendidas se dá na hora da assinatura da plataforma e acesso aos dados que tais comunidades autorizaram ViaFloresta fornecer e endereçar como parte da consultoria de conexão com mercados, melhoria produtiva e financiamento coparticipado de formações para as comunidades.

A Plataforma ViaFloresta permite às comunidades inscritas e acesso a pares na região.

A mentoria e dá no âmbito dos processos de formação e acompanhamento das comunidades, através dos projetos da plataforma.

Atuamos em ambos os formatos com consultorias dirigidas a partir de um diagnóstico situacional simplificado. A partir desse passo, já em trabalho conjunto com as comunidades, avançamos no diagnóstico e implementamos protocolos ou ferramentas que ajudam imediatamente na melhoria dos processos de gestão e produção locais. Em seguida, através de reuniões de acompanhamento presenciais ou remotas, organizamos um cronograma de atividades interdependentes, onde cada passo dirige as comunidades ao próximo, de maneira que no final do itinerário de formação e gestão, já temos resultados observáveis.

contato@viafloresta.net | jmattos@viafloresta.net | www.viafloresta.net | (91) 98590.2602 | (11) 941653780 organizações

Agricultura, Alimentos & Bebidas, Biotecnologia, Cosméticos & Farmacêutico, Educação, Empreendedorismo e Pesquisa, ESG e métricas de impacto, Extrativismo, Manejo (pescado, quelônios e répteis, madereiro ou não) e produção florestal, Moda & Artesanato, Turismo, Ecoturismo e serviços de hospitalidade

Tenham desejo de trabalhar com os temas ou que já trabalhem.

Motivação

Convocação continua.

27

2020

Somos um HUB de inteligência e inovação focado em fortalecer e aprimorar práticas de ESG, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioambiental junto a organizações privadas e públicas. Um coletivo de apaixonados pela criatividade, gestão do conhecimento, colaboração e construção de alianças para a superação de vulnerabilidades. Trabalhamos com organizações interessadas em atuar de maneira sustentável, dentro dos modernos padrões de ESG e do desenvolvimento humano, gerando transformações socioambientais positivas e duradouras.

1) COOPERATIVA DOS FRUTICULTORES DE ABAETETUBA – COFRUTA :
Depuração do questionário de identificação dos gargalos de produção da COOFRUTA e foco nos seguintes pontos:
- Agroindústria faz a coleta em campo; os produtores recebem treinamento segurança no trabalho; boas práticas de fabricação; tem uma gestora de qualidade (responsável técnica qualidade); perecíveis polpas envasadas e empacotadas na agroindústria não têm selo e certificação;
- Adequação da área fabril para receber certificação/fazer mais uma linha de produção para a oleaginosas / a área de rejeitos pequena precisa condicionar melhor e encontrar forma de aproveitar rejeitos pois eles ainda possuem matéria prima a serem aproveitadas.
Elaboração do Canvas e do Diagnóstico da COFRUTA:
- Estavam presentes membros da Diretoria;
- Atualização sobre o momento da organização: produção, contratações, aquisições, planos;
- Conversa com a RT da unidade;
- Realizamos o diagnóstico da comunidade;
- Realizamos o preenchimento do CANVAS.

2) COOPAFLORA - Santarém - definição dos gargalos da cooperativa, identificação das melhores práticas para melhorar a produtividade, cadastro dos principais produtores ligados à rede de fornecimento da cooperativa. Implementação de planilhas de gestão.

3) Comunidade Santo AMARO - primeira comunidade inserida na plataforma ViaFloresta. Coletamos as autorizações de 4 produtores locais para divulgação de dados na plataforma e procedemos entrevistas para compreender as necessidades da comunidade. Levantamos a oportunidade de melhoria no descarte das cascas de cacau e marcamos capacitação em compostagem para primeira semana de julho de 2022.


Hub

2020

Estado(s): Pará

Cidade(s): Belém

Híbrido