Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Tipo de suporte foco e/ou diferencial:
Desenvolvimento da gestão
Estágio(s) dos negócios de impacto apoiados pela iniciativa:
Aceleração: 6 meses. Porém, o apoio ao empreendedor é realizado ao longo de todo o período em que a AMAZ for sócia do negócio, até o máximo de 7 anos.
Quantidade de negócios apoiados simultaneamente
Anualmente, são selecionados entre 3 e 6 negócios para o ciclo de aceleração e investimento. organizações
Objetivo
A AMAZ busca selecionar negócios em operação, mesmo que em fases iniciais, que possuam foco de impacto socioambiental na Amazônia Rural, podendo atuar em diversos setores - tais como produtos da sociobiodiversidade, tecnologia, agricultura/produção sustentável, carbono, manejo florestal, entre outros.
Através de investimento e jornada de aceleração, apoia o desenvolvimento dos negócios para a escalabilidade de suas operações e de seu impacto. Até 2030, tendo seu portfólio construído a partir de 5 ciclos de seleção e aceleração, a AMAZ objetiva viabilizar a conservação/restauração de 5 milhões de hectares, gerando renda e qualidade de vida para 10 mil famílias, e alavancando R$50 milhões em investimentos adicionais.
Diferencial
A AMAZ é estruturada a partir de um fundo de financiamento híbrido (blended finance) de R$25 milhões, divididos entre capital filantrópico e investimento privado que busca viabilizar a redução de riscos de investimentos de impacto na Amazônia, validando modelos de negócios baseados em soluções permanentes para a redução do desmatamento e a desenvolvimento social na Amazônia.
A AMAZ conta com uma ampla rede de parceiros estratégicos que apoiam o desenvolvimento dos negócios através de assessorias, consultorias, mentorias e facilitação técnica, além de ser coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), organização da sociedade civil com mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e negócios na Amazônia Rural, atuando junto a produtores rurais, comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas.
Foco
Desenvolvimento de negócios de impacto.
Necessidade de contrapartida?
Sim
Descrição da contrapartida
O investimento financeiro realizado nos negócios selecionados pode variar entre R$200 e R$400 mil e tem como contrapartida participação societária em percentual variável a partir de análise de valuation e negociações de capital intangível com base no escopo de aceleração e apoio oferecidos. Como linha de referência, temos entre 5 e 10% um percentual esperado para o estágio de maturidade e captação de recursos que temos como foco.
Capacitação e treinamento
A jornada de aceleração da AMAZ é composta de 2 frentes de trabalho:
1. Jornada coletiva: oferecida ao longo de 6 meses em formato híbrido, com workshops online e 3 oficinas presenciais para desenvolvimento de temas identificados como demandas comuns aos negócios - como modelo de impacto, gestão e monitoramento de indicadores, governança e cultura organizacional, comunicação e narrativa de impacto. Os encontros são realizados pela equipe AMAZ e conta com o apoio de parceiros estratégicos para facilitação e capacitação especializada.
2. Jornada individual: execução do plano de aceleração desenhado com base nas demandas prioritárias de apoio identificadas ao longo do processo de seleção e pré-aceleração. É realizada rotina de encontros online com equipe AMAZ, podendo contar com a presença de especialistas e/ou mentores para aprofundamento de temas quando necessário, para acompanhamento e execução do plano em frequência semanal ou quinzenal, com duração média de 1 hora.
Desenvolvimento pessoal da pessoa empreendedora
Acompanhamento individual de demandas de governança e/ou gestão que estejam relacionadas ao desenvolvimento pessoal das pessoas empreendedoras. Caso necessário, o apoio é dado de forma online através de mentorias com especialistas da equipe AMAZ ou parceiros com a expertise necessária, em rotina de encontros a ser validada entre pessoa empreendedora e mentora (estima-se, no mínimo, 1 encontro inicial e 1 encontro de acompanhamento e encaminhamentos, ambos com duração de 1h30).
Conexão com potenciais clientes e parceiros
Utilizando sua rede de financiadores filantrópicos, investidores privados e parceiros estratégicos, a AMAZ busca viabilizar conexões com potenciais clientes e/ou parceiros para os negócios acelerados e investidos através de aproximação individual em momento que seja propício para o desenvolvimento do negócio, seja para relação comercial, validação de produtos/serviços ou estudo de potenciais parcerias.
A rede AMAZ conta com atores diversos, como incubadoras, operadores logísticos, de marketplace, veículos de comunicação, hubs de negócios, iniciativas de restauração florestal e compensação de carbono, entre outros.
Conexão com potenciais investidores
Além de sua rede própria de investidores de impacto, a AMAZ busca direcionar, a partir de necessidade e estratégia individuais de cada negócio, a conexão com investidores do ecossistema que possam compor rodadas futuras de captação, ou até mesmo de coinvestimento.
O acompanhamento do portfólio possibilita, também, o apoio no acesso a demais fontes de captação de recursos, tais quais doações e empréstimos que podem ser viabilizados com instituições parceiras.
Reconhecimento e divulgação
Em sua jornada de aceleração, a AMAZ apoia o negócio na construção de posicionamento e narrativas em sua comunicação, além de possibilitar a divulgação em veículos de mídia de grande circulação. Entre os veículos que já divulgaram startups do portfólio da AMAZ estão: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Valor Econômico, Revista Exame, Revista Época, Página 22, Americas Quarterly, Portal G1, Rádio CBN, CapitalRESET, Globo Rural, Conexão Planeta, entre outros.
Rede de mentores
A AMAZ viabiliza a conexão com mentores que possuam expertise para apoiar temas específicos identificados como demanda para o plano de aceleração individual, de forma online e sob demanda. Dentre os profissionais que já apoiaram negócios acelerados, contamos com mais de 10 profissionais experientes, atuantes nas áreas de gestão e administração executiva, marketing e comunicação, governança corporativa, finanças, planejamento estratégico, bioeconomia, produto, estratégia comercial, entre outras.
Rede entre empreendedores
Contando atualmente com um portfólio de 21 negócios de impacto, a AMAZ atua ativamente para promover a construção de parcerias entre empreendedores através de contatos bilaterais e criação de grupos de trabalho específicos para setores ou nichos de atuação que enfrentam desafios semelhantes. As conexões são realizadas sob demanda e buscam gerar valor a todos os negócios envolvidos, promovendo troca de experiências e conhecimentos relevantes.
Desenvolvimento da gestão
O plano de aceleração individual busca endereçar os desafios para o fortalecimento do negócio e de seu impacto, endereçando lacunas observadas em gestão, governança, finanças, planejamento estratégico, estratégia comercial, modelo de impacto entre outros. Em validação conjunta, algumas demandas são priorizadas para o curto prazo, de forma a focar esforços para sua execução, embasando a criação de objetivos e atividades a serem realizadas.
Com o acompanhamento de 1 ponto focal da AMAZ, o plano é executado ao longo dos 6 meses de aceleração, trazendo a atuação de mentores e especialistas conforme necessário. As frentes podem ser endereçadas online ou presencialmente, de acordo com a complexidade da demanda e recursos disponíveis.
A equipe AMAZ apoia o desenvolvimento de modelagem financeiras e de impacto, estratégias de gestão e planejamento, posicionamento e narrativa, acesso a mercado, etc. Busca-se atuar no equilíbrio entre personalização e padronização da jornada, viabilizando solucionar as demandas identificadas pela equipe e pelas pessoas empreendedoras ao mesmo tempo em que se cria um processo contínuo de desenvolvimento no qual todos os negócios acelerados são graduados.
Investimento e financiamento
A AMAZ atua com investimento em troca de participação societária, tendo como referência um ticket de R$200 a 400 mil para participação entre 5 e 10%, podendo ser negociada de acordo com a avaliação do negócio. Através de mútuo conversível, com prioridade de conversão, há a expectativa de saída do negócio após um período de 5 a 7 anos.
Locais de atuação
Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Email para contato
amaz@idesam.org
Visão sobre política de dividendos
Não há restrições acerca da política de dividendos
Definição de “negócio de impacto”
Nenhuma acima, seguimos nossa definição própria
Se utiliza definição própria ou outra, especifique qual:
Para a AMAZ, negócios de impacto são aqueles que geram ou tem alto potencial de gerar impacto social e ambiental positivo a partir de sua atividade principal e, ao mesmo tempo, são capazes de garantir sua viabilidade e sustentabilidade financeira.
Por impacto social positivo entende-se geração de emprego e renda, acesso a mercados, promoção de relações justas de mercado e preços, redução da desigualdade e/ou protagonismo de jovens e mulheres. Impactos ambientais positivos podem ser gerados por iniciativas e soluções tecnológicas/inovadoras que busquem conservação dos recursos naturais, controle do desmatamento, combate ao tráfico de vida silvestre, valorização da biodiversidade, restauração florestal e/ou recuperação de áreas.
Classificação dos negócios na régua de seleção
2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico
Setores-alvo
Sim, e são critérios de eliminação
Quais os setores-alvo?
Agropecuária, Energia e biocombustíveis, Floresta e uso do solo
Há critérios de diversidade da liderança empreendedora?
Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa
Critérios de diversidade
Gênero (Mulheres), Liderança e/ou equipe de comunidades ribeirinhas, quilombolas e povos indígenas, Origem geográfica (região do Brasil), Raça
Há critérios de enquadramento jurídico do negócio?
Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados
Demais critérios de seleção
Negócios/iniciativas elegíveis devem, necessariamente:
• Estar em operação, mesmo que em fases iniciais (negócios ou iniciativas em fase de ideia ou validação não serão analisados);
• Possuir foco de impacto na Amazônia Rural, ou seja, fora dos grandes centros urbanos da Amazônia, dentro dos setores de abrangência da chamada;
• Estar localizados nos estados da Amazônia Legal ou ter a região como foco de atuação do negócio;
• Não ter objetivos político partidários;
• Não oferecer risco (ou oferecer somente riscos mitigáveis) de gerar impactos negativos ambientais e sociais com suas atividades, sobretudo com o ganho de escala das operações.
Dada a elegibilidade, a AMAZ busca, preferencialmente, negócios que:
Equipe e governança:
• Tenham empreendedor(a) e equipe engajados em suas iniciativas e com profundo conhecimento sobre sua área de atuação e mercado;
• Apresentem equipe e/ou liderança diversificada, que inclua grupos sub representados (mulheres, jovens, negros, indígenas, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência);
• Estejam sediados nos estados da Amazônia Legal e tenham pessoas que residam na região na operação.
Negócio e operações:
• Estejam em estágios mais avançados de desenvolvimento, operando ou com modelo de receita e operacional já testados;
• Possuam produto, serviço ou modelo operacional inovador frente a iniciativas ou negócios semelhantes em seu setor de atuação;
• Possuam potencial de escala ou com solução replicável em outra localidade;
• Possuam clareza de viabilidade financeira e potencial de mercado, com solução (produto ou serviço) viável economicamente e capacidade de gerar receita;
• Possuam clareza quanto a necessidades financeiras e definição de plano de investimento. Impacto:
• Possuam impacto socioambiental relevante na Amazônia, diretamente relacionado ao tema foco da chamada, e que sejam (atualmente ou no futuro próximo) capazes de ser mensurados e reportados pelos empreendedores;
• Possuam bom relacionamento e mecanismos de governança para com as comunidades impactadas
Processo de inscrição
O processo de seleção ocorre em seis etapas:
I. Chamada de negócios e inscrição
II. Habilitação de propostas
III. 1ª fase de classificação
IV. 2ª fase de classificação
V. Pré-aceleração
VI. Divulgação do resultado final
Os negócios serão avaliados com base no estágio de desenvolvimento, proposta de impacto, grau de maturidade do empreendedor e equipe e potencial de mercado da solução.
A avaliação dos negócios é feita pela Coordenação Executiva da AMAZ. Dessa maneira, os negócios que serão avaliados passarão pelos seguintes processos:
I. edital (1 mês e 15 dias)
II. seleção (6 meses)
III. aporte (1 mês)
IV. aceleração (6 meses)
V. gestão & acompanhamento (até o exit)
Número de negócios já apoiados desde o início da iniciativa
11
Ano de início da iniciativa
2021
Histórico da iniciativa
O Idesam, em parceria com diversas organizações, tem liderado a construção de um “ecossistema de negócios de impacto” na região. Em apenas dois anos de existência, iniciando sua atuação própria anteriormente implementada via Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a AMAZ Aceleradora de impacto constituiu um portfólio de 11 negócios acelerados e investidos entre 2021 e 2023, somando-se aos demais: BrCarbon, Floresta S/A, Inocas, Mahta, Soul Brasil, Vivalá, Cumbaru, Ekilibre Amazônia, Manawara, Mazô Maná e Simbiotica Finance.
Os primeiros anos de implementação do Programa da PPA geraram aprendizados importantes que ajudaram a desenhar a fundo financeiros de investimento híbrido da AMAZ. O principal aprendizado foi de que é necessário criar uma estrutura de investimentos e aceleração que permita apoiar ao desenvolvimento dos negócios à longo prazo, por no mínimo 2-3 anos até que o negócio consiga atrair investimentos maiores e sustentar seu crescimento de forma autônoma.
Neste sentido, a AMAZ foi fundada através de um mecanismo de financiamento híbrido (“blended finance”), que utiliza recursos filantrópicos para alavancar capital privado e investir no desenvolvimento de negócios que irão criar soluções permanentes para a redução do desmatamento e o desenvolvimento social na Amazônia.
Como mensuram o impacto socioambiental dos negócios apoiados?
A jornada de aceleração tem como objetivo apoiar os negócios no seu desenvolvimento operacional e de impacto. Na etapa de pré-aceleração, os negócios finalistas trabalham a construção de sua teoria da mudança e modelo C, ferramentas que viabilizam a elaboração de indicadores e metas de impacto que serão fortalecidas ao longo da jornada.
Após o processo de aceleração, os negócios são direcionados à etapa de Gestão e Monitoramento do Portfólio, que tem como objetivo monitorar os negócios investidos quanto ao seu desempenho financeiro, operacional e de impacto socioambiental ao longo do período de investimento até o desinvestimento (saída).
A gestão do portfólio ocorre em três níveis: (i) monitoramento mensal, (ii) monitoramento trimestral e (iii) monitoramento semestral. Além disso, são realizadas visitas periódicas em campo ao negócio e comunidade beneficiada para averiguação dos resultados in loco.
Quais métricas utilizam no acompanhamento da evolução dos negócios apoiados?
Além de métricas específicas e relevantes para cada modelo de negócio individualmente, a AMAZ acompanha em frequência anual a performance dos seguintes indicadores de impacto do portfólio:
# Comunidades na Amazônia Rural impactadas positivamente
# Famílias impactadas diretamente na Amazônia Rural
# Indivíduos impactados diretamente na Amazônia Rural
R$ Pagamentos a fornecedores da Amazônia Rural
# Hectares conservados ou manejados diretamente
# Hectares conservados ou manejados indiretamente
# Hectares de terra reflorestados ou restaurados diretamente
# Hectares de terra reflorestados ou restaurados indiretamente
Casos de negócios apoiados pela iniciativa
Inocas (https://www.inocas.com.br/): empresa que tem como objeto social o desenvolvimento científico, técnico e tecnológico de soluções inovadoras para a produção sustentável de matérias-primas e extratos vegetais capazes de contribuir para a redução de emissões de CO2. Através da coleta de macaúba nativa (extrativismo) e do cultivo de oleaginosas de lavoura permanente mediante celebração de contratos de parceria agrícola com pequenos agricultores, a INOCAS, no âmbito do Projeto Macaúba, presta assistência técnica e fornece serviços de apoio à agricultura e silvicultura com foco na região do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.
Avanços obtidos: A AMAZ atuou ativamente como parceira estratégica para adaptação do modelo proposto pela Inocas ao contexto e realidade amazônica, antecipando e mitigando potenciais riscos a partir de análises do clima, qualidade do solo, declividade, pastagem, questões socioeconômicas, de incentivo público, de logística e de mercado. A expansão das atividades à região deu início com a implementação de 5 mil hectares em Bragança, no nordeste paraense.
Mahta (https://www.mahta.bio/): foodtech na área de suplementos alimentares com ingredientes da Floresta Amazônica, fornecidos por comunidades locais. O produto inicial é um mix de ingredientes em pó, altamente nutritivo, com castanha, cumaru, cacau, cupuaçu, açaí, babaçu e outros ingredientes a ser consumido como shake ou aplicado em receitas. O foco é ter produtos com multi-ingredientes, de 10 a 50 por formulação e desenvolver ingredientes a partir das 227 espécies vegetais hiper-dominantes, agregando modelos de Serviços Ecossistêmicos aos produtos e processos.
Avanços obtidos: foi construída modelagem de impacto a partir do mapeamento de matérias-primas utilizadas, rastreabilidade de fornecedores e conexão com projeção de vendas para definição de metas, mensuração e gestão, além do fortalecimento de relações de comércio justo com fornecedores comunitários locais.
Doação de PJ, Taxa de administração e performance do fundo de investimento, Remuneração da participação acionária nos negócios
Colaboradores em tempo integral
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Colaboradores em tempo parcial
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A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.
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