Amazônia em Casa Floresta em Pé

por Instituto Climate Ventures Brasil

Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo

Conexão com potenciais investidores

4

Ida a mercado

5

Tração

6

Escala

12 meses

33 negócios organizações

Amazônia em Casa Floresta em Pé é um programa de acesso a mercado em que atores de diferentes setores criam soluções e serviços logísticos, compartilham conhecimento, infraestrutura e estratégias para a comercialização, comunicação e mensuração de impacto. O objetivo é impulsionar a comercialização de produtos da socio biodiversidade amazônica para todo Brasil a preços competitivos, garantindo o fomento à floresta em pé e a geração de emprego e renda para famílias e comunidades locais. O projeto é uma realização da Climate Ventures, Idesam e Amaz.

O Programa de Impulsionamento é um mecanismo utilizado para contribuir na formação de empreendedores através do aprimoramento da sensibilidade e visão de mercado. A partir do momento em que conhecemos os negócios, seus condicionantes e desafios, customizamos um processo de aprendizagem que potencializa a troca de informações, favorece o aprimoramento de operações específicas a partir da realidade de cada negócio e incentiva o intercâmbio entre parceiros institucionais e empreendimentos comunitários (ou não) com o objetivo de formar novos arranjos produtivos e desenvolver produtos.
Em 2022, foram realizadas aulas, oficinas (virtuais e presenciais) e mentorias de 4 módulos principais: logística, comercial B2C, comercial B2B e Mensuração de Impacto + Comunicação. Todos os encontros foram no formato em grupo, online, com capacitadores e mentores parceiros, sem limite de vagas ou condição de participação.

A capacitação dos empreendedores, com o objetivo de definir e/ ou fortalecer os modelos de negócios, é implementada pelo Programa de Impulsionamento do ACFP. O Programa é um mecanismo utilizado para contribuir na formação de empreendedores através do aprimoramento da sensibilidade e visão de mercado. A partir do momento em que conhecemos os negócios, seus condicionantes e desafios, customizamos um processo de aprendizagem que potencializa a troca de informações, favorece o aprimoramento de operações específicas a partir da realidade de cada negócio e incentiva o intercâmbio entre parceiros institucionais e empreendimentos comunitários (ou não) com o objetivo de formar novos arranjos produtivos e desenvolver produtos. O fortalecimento organizacional e das lideranças territoriais bem como a formação de redes, visando a conexão com potenciais clientes também são temas considerados na construção do Programa. Todos os encontros foram no formato em grupo, online, com capacitadores e mentores parceiros, sem limite de vagas ou condição de participação.

A partir do Programa de Impulsionamento é voltado para o fortalecimento organizacional e das lideranças territoriais bem como a formação de redes, visando a conexão com potenciais clientes e parceiros. As ações de venda, voltadas para a ampliação do acesso a mercado, incluem, além do apoio na participação em feiras e eventos, a construção de parcerias que enriquecem e alavancam a participação dos negócios no mercado nacional de produtos da Amazônia. As estratégias de comunicação são construídas de forma integrada com os principais parceiros do projeto e tem como base a realização de grandes campanhas de vendas. Além disso, estão previstas ações de manutenção permanente dos canais amazônicos oficiais do Amazônia em Casa Floresta em Pé, como Whatsapp Comercial, Instagram, Facebook, LinkedIn, ações pagas no Google Ads e atualização do site oficial.

O Programa de Impulsionamento é um mecanismo utilizado para contribuir na formação de empreendedores através do aprimoramento da sensibilidade e visão de mercado. Realizamos aulas, oficinas (virtuais e presenciais) e mentorias de 4 módulos principais: logística, comercial B2C, comercial B2B e Mensuração de Impacto + Comunicação. Todos os encontros foram no formato em grupo, online, com capacitadores e mentores parceiros, sem limite de vagas ou condição de participação. Módulos: Módulo B2C, Módulo B2B, Módulo Logística, Módulo Mensuração de Impacto e Módulo Comunicação.

A capacitação dos negócios, com o objetivo de definir e/ ou fortalecer os modelos de negócios, é implementada pelo Programa de Impulsionamento do ACFP. O Programa é um mecanismo utilizado para contribuir na formação de empreendedores através do aprimoramento da sensibilidade e visão de mercado. A partir do momento em que conhecemos os negócios, seus condicionantes e desafios, customizamos um processo de aprendizagem que potencializa a troca de informações, favorece o aprimoramento de operações específicas a partir da realidade de cada negócio e incentiva o intercâmbio entre parceiros institucionais e entre os próprios empreendedores, que acabam fortalecendo um senso de coletivo, com desafios similares, o que os incentiva a desenvolver novos arranjos produtivos e produtos. O ACFP apoia a troca de experiências e conhecimento e promove encontros virtuais para fortalecimento do coletivo. Todos os encontros foram no formato em grupo, online, com capacitadores e mentores parceiros, sem limite de vagas ou condição de participação.

Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo

contato@amazoniaemcasa.org.br

Não há restrições acerca da política de dividendos

Nenhuma acima, seguimos nossa definição própria

Os negócios apoiados pelo projeto são negócios de impacto socioambiental positivo, isto é, são aqueles que geram emprego e renda, acesso a mercados, promoção de relações justas de mercado e preços, redução da desigualdade e/ou protagonismo de jovens e mulheres; bem como buscam a conservação dos recursos naturais, o controle do desmatamento, o combate ao tráfico de vida silvestre, a valorização da biodiversidade, a restauração florestal e/ou a recuperação de áreas.

2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico

Não

Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados

Indicação de rede parceira / Portfólio da AMAZ

Critérios de eliminatório: Não ter CNPJ / Não ter produtos envolvendo cadeia produtiva sustentável da Amazônia / Não promover impacto positivo na ponta

Critérios classificatórios: Fase do negócio / Promoção de impacto na ponta / Maturidade Logística / Maturidade comercial / Maturidade de comunicação / Capacidade de parceria / Perfil da liderança e do time

Conscientes de que a estruturação da cadeia produtiva e o acesso a mercados de produtos da socio biodiversidade amazônica são um desafio sistêmico e complexo, foi elaborado um caminho para selecionar negócios de impacto que comercializem produtos da Amazônia e que tenham o compromisso de manter a floresta em pé.
O ciclo de seleção e mobilização inicia com o mapeamento das marcas com potencial para ingressar no projeto a partir da indicação de parceiros e busca ativa. Com um público-alvo definido, lançamos a chamada pública e, com um processo de seleção e critérios pré-determinados, selecionaremos os empreendimentos comunitários com maior demanda de acesso ao mercado e que precisam escalar suas vendas para fazer parte do coletivo. A partir disso, é feito um diagnóstico detalhado de cada negócio para customização dos serviços e criação dos módulos de treinamento do Programa de Impulsionamento.
Todo o processo de curadoria dos negócios é feito com a participação de parceiros com ampla experiência na realização de chamadas e seleção de negócios de impacto, como com Idesam, FAS, Imaflora.

33

2020

Embora muitas comunidades locais tenham desenvolvido um conhecimento profundo em termos de exploração sustentável da riqueza da biodiversidade amazônica, existem vários desafios que surgem quando passamos de uma abordagem de subsistência e informal para uma abordagem de empreendedorismo. Formalizar e profissionalizar os negócios locais, de propriedade e gestão de amazonenses locais, e fortalecer as cadeias de valor da economia da socio biodiversidade é imperativo se quisermos construir um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável para a Amazônia. Empreendedores na Amazônia ainda lutam para empreender e alavancar negócios de bioeconomia sustentável como caminhos alternativos para atividades predatórias, como mineração, extração ilegal de madeira, cultivos em larga escala e pecuária extensiva. Essas são as pessoas que estão na linha de frente dessa luta e se tornam suscetíveis e vulneráveis ​​ao assédio de alternativas predatórias, que muitas vezes parecem mais vantajosas quando não se contabiliza o impacto socioambiental. Entre os principais desafios que enfrentamos para garantir cadeias produtivas sustentáveis ​​de produtos da socio biodiversidade, temos: a baixa visibilidade desses produtos; baixo valor agregado; longas distâncias e oferta limitada de soluções logísticas adequadas; arranjos comerciais mal estruturados para esse tipo de produto e dificuldade de formação de estoque nos centros de distribuição, principalmente por falta de capital de giro. Sem possibilidade de verticalizar as cadeias de valor, as comunidades acabam vendendo suas matérias-primas para atravessadores a preços baixos. Mesmo quando conseguem verticalizar sua produção, na maioria das vezes só conseguem acessar mercados locais, principalmente pela logística complexa e falta de tempo para lidar com as demandas do mercado. A maioria dos varejistas exige uma variedade de documentações para a adesão de novos fornecedores, o que exige acompanhamento e dedicação que sobrecarregam os empreendedores que não conseguem dar conta desses processos administrativos protocolares. O projeto Amazônia em Casa Floresta em Pé, ou ACFP é uma iniciativa focada em entregar soluções concretas de mercado para ajudar a superar os desafios logísticos e comerciais que os empresários locais enfrentam em sua jornada diária para vender seus produtos sustentáveis ​​de base florestal.

A mensuração de resultados é feita a partir de um painel de controle automatizado desenvolvido no âmbito do projeto, que permite uma avaliação contínua não só dos resultados, mas também do impacto das ações do projeto.
Além disso, também vem sendo construído um Sistema de Monitoramento e Avaliação (SM&A) de Resultados e Impactos com os objetivos de:
viabilizar a geração de dados e informações;
monitorar o projeto de forma geral e seus negócios membros;
comunicar os resultados e impactos junto aos financiadores e sociedade;
fomentar a tomada de decisões com base em evidências.

Em janeiro de 2023, foi contratada empresa para proceder com a construção das teses de impacto dos negócios já membros do projeto, consolidar a tese de impacto do ACFP e os indicadores já definidos e estruturar o modelo de gestão e mensuração de impacto do projeto.
A fase 1 (construção das teses de impacto dos negócios já membros) está em execução e os objetivos são: (i) realizar produção colaborativa da Teoria de Mudança dos negócios membros do ACFP; (ii) produzir de forma colaborativa a Teoria de Mudança da iniciativa ACFP (incluindo revisão dos indicadores); e (iii) construir um Plano de Monitoramento e Avaliação para acompanhamento e mensuração dos resultados do projeto.
Estão previstas ainda duas outras fases que irão consolidar a tese de impacto do ACFP e dos seus indicadores, e irão estruturar o modelo de gestão e mensuração de impacto do projeto."

Receita (receita bruta x receita gerada pelo ACFP) e aumento de faturamento, cadeias produtivas, contribuição em hectares conservados, famílias impactadas.

São Paulo/SP

Instituto Climate Ventures Brasil

Empresa (iniciativas vinculadas a área de Desenvolvimento Social/Sustentável)

2018

São Paulo/SP

Associação

9

A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.

x