Amazônia UP

por Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima

Reconhecimento e divulgação

1

Ideação

2

Validação

3

Protótipo

4

Ida a mercado

5

Tração

6

Escala

4 meses

20 organizações

Pré-aceleração de iniciativas de impacto na Amazônia Brasileira.

As capacitações ocorrem tanto em formato geral (todos juntos) quanto para iniciativas específicas a depender da maturidade / necessidade de auxílio em cada uma delas. O formato também é misto: fazemos tanto presencial quanto online.
Não há limite para participação desde que a iniciativa tenha sido selecionada e os participantes tenham sido identificados no formulário de inscrição.

Como as capacitações e treinamentos, o desenvolvimento da pessoa empreendedora ocorrem tanto em formato geral (todos juntos) quanto para iniciativas específicas a depender da maturidade / necessidade de auxílio em cada uma delas. O formato também é misto: fazemos tanto presencial quanto online.
Não há limite para participação desde que a iniciativa tenha sido selecionada e os participantes tenham sido identificados no formulário de inscrição.

A conexão com parceiros e clientes são feitas tanto durante o programa quanto no Demoday. Além disso, o site final apresenta um Book e link para o pitch de todas as iniciativas com contatos que seguem sendo compartilhados sempre que surgem novas possibilidades de parceiras e clientes.

As conexão com potenciais investidores são feitas durante e após o programa. Compartilhamos oportunidades de editais e conexões que cremos serem efetivas. Esse trabalho ocorre tanto nos grupos de WhatsApp, plataforma própria, quanto contatos diretos e aplica-se para editais, investidores e aceleradoras

O resultado do programa é compartilhado publicamente e encaminhado para parceiros do Centro. A depender do destinatário, conteúdos específicos sobre determinada iniciativa são acrescentados. Em outros casos realizamos reuniões com mediação do Centro até que a ponte de confiança seja estabelecida.

A rede de mentores é formada pelos parceiros institucionais do programa (Universidades ,empresas privadas, ongs, profissionais liberais, etc). Em casos específicos, a depender da atividade ligada a iniciativa, buscamos mentores específico dentro ou fora da região.

A rede de empreendedores é formada pelos participantes do programa que interagem em plataformas digitais e encontros do Centro.

O desenvolvimento de gestão é feito tanto pela equipe do Centro quanto por parceiros e consultores especializados. Existem pontos comuns com ex: Contabilidade que seguem a mesma norma, outros casos como jurídico, vendas, produção, planejamento seguem modelos personalizáveis dentro de uma mesma estrutura lógica.

Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima

contato@centroamazonia.org,br

Não há restrições acerca da política de dividendos

Nenhuma acima, seguimos nossa definição própria

Tratamos impacto dentro do conceito de sustentabilidade.

2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico

Sim, e são critérios de eliminação

Desenvolvimento de projetos sociais e fomento ao 3º setor, Empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda, Energia e biocombustíveis, Gestão de resíduos, Floresta e uso do solo, Indústria, Logística e mobilidade, Serviços financeiros

Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa

Gênero (Mulheres), Origem geográfica (região do Brasil)

Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados

Viabilidade, aplicação e relevância no território, composição da equipe e graus de maturidade

Edital aberto com link de inscrição em redes sociais. A depender do território, temos pontos locais de inscrição presencial.

90

2017

Amazônia UP foi o primeiro programa de pré-aceleração como foco exclusivo em negócios da floresta na Amazônia. É um programa anual que abraça toda a Amazônia Brasileira ou mesmo empreendedores de outros estados que queiram empreender na Amazônia (mas que já tenham algum laço com a região). Sustentabilidade (impacto) é, inclusive, o subtítulo do programa "Empreendedorismo Sustentável".

Existe ferramenta própria com métricas a serem definidas e alcançadas respeitando a evolução do negócio.

Existem metas básicas: Receita, Clientes, Canais, Impacto Social, Impacto Ambiental, etc e metas específicas a depender da especificidade do negócio.

Onisafra (Manaus) - Aplicativo de conecta pequenos produtores rurais a consumidores. A iniciativa é ""case"" na região e seu empreendedor uma das lideranças locais no tema, tendo recebido aportes financeiros e atenção da mídia como a revista Forbes.
Rota Amazônia Atlântica - Rota de turismo de produção comunitária na região do Salgado paraense. Liderada pela mais importante empreendedora local, inclui 6 produtores / comunidades na rota que já foi reconhecida pelo Ministério do Turismo e Experiência Brasil Rural.
Mahá Biocosméticos - Cosméticos naturais e veganos produzidos por mulheres com foco exclusivo no público feminino. A iniciativa da região do Tapajós busca implementar I.A para produção customizada de itens cosméticos (segunda fase do negócio). A iniciativa já ganhou alguns editais e reconhecimentos.

Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Associação

2015

Belém/PA

Associação

20

5

A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.

x