BNDES Garagem Negócios de Impacto

por BNDES

Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins

Conexão com potenciais investidores

1

Ideação

2

Validação

3

Protótipo

4

Ida a mercado

5

Tração

6

Escala

Até 4 meses

45 negócios organizações

O BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a empreendedores(as) e startups.
O programa, 100% gratuito, irá apoiar empreendedores(as) e seus negócios de impacto em dois estágios: Criação, para quem está desenvolvendo um negócio de impacto e quer apoio para dar os primeiros passos e Tração, para quem já tem um negócio de impacto e quer apoio para crescer.
Quem for selecionado(a) terá acesso a workshops, conteúdos, acompanhamento individual, mentorias, eventos de conexão e acesso à rede de parceiros(as).

Este ciclo do Programa será realizado de forma híbrida, com algumas atividades on-line e outras presenciais no Rio de Janeiro/RJ. Para os momentos presenciais, o BNDES oferecerá um auxílio de custos de deslocamento e hospedagem para os(as) participantes localizados(as) fora da região Metropolitana do Rio de Janeiro.
São oferecidos aos selecionados 4 (quatro) meses de aceleração composta por uma Metodologia de Desenvolvimento de Negócios (Business Development) de Startups e Capacitação Técnica dividida em 3 (três) trilhas complementares de atividades:
(i) Conhecer (Workshops e Treinamentos)
(ii) Experimentar (acompanhamento individual com os gestores de aceleração e mentores do Programa)
(iii) Conectar (gerar conexões relevantes para os negócios, oportunidades de investimento e formação de rede)
Durante o Programa, também serão oferecidas às Startups conteúdos gerenciais, técnicas de soft skills (competências relacionadas à personalidade e comportamento do profissional), por meio de workshops ou outros formatos.

Tração: Poderão participar do programa 2 sócios(as) representantes, em que pelo menos um deles deverá estar presente em nas atividades obrigatórias, sejam elas presenciais, de conexão ou online. Além disso, se for de interesse da startup, poderão ser chamadas outros líderes da startup, que não os(as) sócios(as) representantes, para os eventos online.

Criação: Poderão participar do programa até 2 sócios(as) representantes, podendo ser apenas um se justificado. Em caso de 2 representantes, pelo menos um deve participar das atividades obrigatórias, sejam elas presenciais, de conexão ou online, podendo haver revezamento entre eles. No caso de apenas 1 representante, este deverá estar presente em todas elas.

Além disso, se for de interesse da startup, poderão ser chamadas outras pessoas da startup, que não os sócios representantes, para os eventos online.

O Espaço Garagem, localizado no mezanino da sobreloja no prédio do BNDES, é voltado para inovação das startups onde são realizados os eventos presenciais do Programa BNDES Garagem.

O espaço conta com um anfiteatro em formato de arquibancada e mesas (para até 30 pessoas), salas de reunião, duas salas de aceleração (para até 50 pessoas).

O Programa oferece:
i. Acesso a conteúdos especializados, a fim de capacitar os Participantes nas competências necessárias para o desenvolvimento de um negócio inovador de impacto
ii. Atividades de mentoria individuais e coletivas, nas modalidades online e presencial, com executivos experientes, especialistas, empreendedores de sucesso e investidores;
iii. Possibilidade de apresentação do negócio para investidores e executivos de grandes empresas;
iv. Possibilidade de conexão com empresas e instituições parceiras do Programa;
v. Visibilidade e reconhecimento das Startups aceleradas;
vi. Serviços gratuitos ou subsidiados de parceiros.

O Programa oferece diversas possibilidades de conexão com investidores como o evento setorial, o encontro com investidores e o Demoday.

Os participantes do Programa autorizam a utilização do seu nome e imagem, para efeitos publicitários, promocionais, comerciais e de divulgação das Startups selecionadas e das pessoas envolvidas, sem limitação de exibição territorial ou temporal, sem que isso gere qualquer remuneração ou indenização ao Participante. Além disso, ficam disponíveis para o relacionamento com a mídia e canais de comunicação, em ceder entrevistas e reportagens que eventualmente sejam requisitadas, com o objetivo de divulgar o BNDES Garagem – Negócios de Impacto e a sua participação no Programa. Por fim, autorizam a veiculação e da divulgação das imagens nos seguintes tipos de mídia: impressa, televisionada, vídeo, virtual e telefônica, e uso em materiais dos seguintes atributos: nome, descrição e apresentação da Startup, logomarca, nome dos Empreendedores, vídeos e fotos, bem como vídeos que contenham imagens da equipe, endereço de website, Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter e outras redes sociais utilizadas, depoimentos e qualquer material de mídia produzido durante o evento, ou fornecido pelos Participantes.

As Startups do Programa terão acesso à rede de mentores e mentoras de empresas e organizações parceiras do BNDES Garagem e/ou que fazem parte da rede das aceleradoras do Consórcio AWL. Os especialistas poderão aconselhar as Startups, nos aspectos técnicos e mercadológicos, abrangendo, inclusive, no que couber, modelos de receita e precificação, estratégias de vendas, marketing, finanças, apoio na captação de recursos, desenvolvimento de software, user experience (UX), internacionalização e outros que forem pertinentes; e conexão com potenciais parceiros e investidores para seus negócios.
Será disponibilizado o acesso a mentores e lideranças do Sistema BNDES para a realização de mentorias com especialistas de áreas internas e para aproximação com clientes do banco, caso haja interesse mútuo.

Os participantes tem a oportunidade de se conectar com empresas (públicas e privadas), fundos de investimento, investidores anjos, outros empreendedores e empreendedoras do BNDES Garagem e de outros programas de aceleração, além dos principais atores do ecossistema de empreendedorismo de impacto do Brasil.

Os participantes têm acesso a conteúdos e atividades práticas ministradas por especialistas e profissionais do mercado em temas como aquisição de clientes, captação de investimentos, cultura de impacto, desenvolvimento de produto, marketing digital, entre outros. Cada Startup é acompanhada e avaliada por um Gestor de Aceleração por meio de reuniões periódicas com o objetivo de identificar as lacunas existentes e as metas a serem atingidas, além de acompanhar os indicadores de evolução e desafios das Startups que serão submetidos periodicamente à coordenação do Programa BNDES Garagem.

Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins

garagem@consorcioawl.com.br

Não há restrições acerca da política de dividendos

Nenhuma acima, seguimos nossa definição própria

A Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto)

2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico

Sim, o setor de atuação é somente um direcionador

Água e saneamento, Educação, Empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda, Energia e biocombustíveis, Equidade e inclusão, Gestão de resíduos, Floresta e uso do solo, Saúde, Serviços financeiros

Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa

Gênero (Mulheres), Orientação sexual, Origem geográfica (região do Brasil), Raça

Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, EXCETO os não formalizados

Negócios com soluções voltadas exclusivamente para mulheres como público alvo

A inscrição é feita por meio de chamadas de editais no site: https://garagem.bndes.gov.br
Formulário específico para o Estágio Tração: https://tracao.bndesgaragem.liga.ventures/
Formulário específico para o Estágio de Criação: https://criacao.bndesgaragem.liga.ventures/

164

2019

A nova edição do Programa BNDES Garagem tem o objetivo de trazer contribuições tanto para o próprio Sistema BNDES quanto para o ecossistema de impacto e de startups como um todo. Além disso, ao focar em startups de impacto, o BNDES exerce um papel indutor importante perante a sociedade e o mundo dos negócios. A contribuição não é só para as startups, mas para o ecossistema de empreendedorismo e de impacto como um todo. Com a iniciativa do BNDES Garagem, o Banco consegue mobilizar empreendedores, intermediários, investidores, empresas, gestores de fundo, enfim, uma diversidade de atores que contribuem muito para a evolução do ecossistema. No entanto, como se trata de um programa voltado para startups, não há dúvida de que a principal contribuição é para esse público. A principal proposta de valor para elas está no apoio ao desenvolvimento de seu negócio, desde o suporte a diversos aspectos da gestão da empresa até conexões relevantes com potenciais clientes, parceiros ou outras instituições que poderiam colaborar para ampliar as perspectivas de seu negócio.

Diversos indicadores elaborados durante o processo de aceleração.

Receita, Conexões, equipe, captação

Trampay (Tração): Por meio do banco digital o usuário recebe pagamentos da sua empresa e, por sua vez, já encontra soluções para seu financeiro, como o adiantamento de recebíveis, além de acessar o marketplace e encontrar seguros, assistências, vale-alimentação e pontos de apoio, essenciais para sua jornada de trabalho.
A startup captou duas vezes durante o programa e desenvolveu a plataforma de adiantamento de recebíveis no início da aceleração.
Compartilha (Criação): A startup chegou no programa apenas com uma pesquisa acadêmica. Ao longo da aceleração, os empreendedores conseguiram desenvolver o sistema web e realizar parcerias para a sua aplicação. Uma delas foi com o Hemoce - rede de hemocentros do Ceará - em que a solução será implementada em mais de 60 hemocentros nos próximos meses. Outra conexão relevante, foi uma reunião com o próprio Ministério da Saúde, que se colocou à disposição para acompanhar os próximos resultados da startup para entender a aplicação da solução na saúde pública como um todo.

BNDES

Banco de Desenvolvimento

1952

Rio de Janeiro/RJ

Empresa pública

2450

A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.

x