Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Tipo de suporte foco e/ou diferencial:
Desenvolvimento da gestão
Estágio(s) dos negócios de impacto apoiados pela iniciativa:
Entre 3 a 6 meses, a depender da edição do programa.
Quantidade de negócios apoiados simultaneamente
5 organizações
Objetivo
Apoiar no desenvolvimento do modelo de negócio e validação das soluções dos negócios de impacto, além de contribuir na formação de novos negócios de impacto socioambiental positivo e no fortalecimento do ecossistema.
Diferencial
Os programas lançados pelo Fundo Vale trazem temáticas que são tendências do mercado, por conta do foco de nossa atuação (Floresta e Clima) e que não possuem grande quantidade de programas, a nível nacional, lançados antes. O programa preza por um trabalho customizado com as iniciativas e negócios acelerados, além da possibilidade de conexão com diversos parceiros estratégicos convidados para cada edição.
Foco
Desenvolvimento de negócios de impacto.
Necessidade de contrapartida?
Não, a iniciativa é oferecida gratuitamente
Capacitação e treinamento
As capacitações e treinamentos acontecem dentro do programa de aceleração, em grupo, de forma remota, para possibilitar a participação de todos(as). O fluxo da aceleração passa por diagnósticos que trarão os pontos de melhoria dos negócios ou serviços, sendo então trabalhadas em sessões de consultorias/mentorias. Esta atividade é realizada por equipe terceira, contratada especificamente para esse fim e as vagas variam entre 4 e 6, sendo que os negócios passam por um processo de seleção em que são analisados critérios sobre negócio, potencial de impacto, desenvolvimento da solução, mercado e time.
Desenvolvimento pessoal da pessoa empreendedora
As atividades de desenvolvimento pessoal da pessoa empreendedora acontecem dentro dos programas de aceleração, normalmente em formato individual e online, com duração total variando entre 3 e 6 meses, a depender da edição. São realizadas reuniões de mentoria semanal, podendo variar entre 1h e 1h30min por semana.
Conexão com potenciais clientes e parceiros
As conexões com potenciais clientes e parceiros acontecem dentro dos programas de aceleração e são conduzidas por um time terceiro que é contratado para executar o programa. As atividades costumam acontecer de maneira individual e online, quando em período de aceleração, e podem acontecer presencialmente via evento Demoday. As vagas para participar do Demoday são para os negócios participantes do programa e parceiros convidados pelo Fundo Vale. O foco das conexões também está centrado na aproximação com parceiros estratégicos convidados para cada edição.
Conexão com potenciais investidores
As conexões com potenciais investidores acontecem dentro dos programas de aceleração e são conduzidas por um time terceiro que é contratado para executar o programa. As atividades costumam acontecer de maneira individual e online, quando em período da aceleração, e podem acontecer presencialmente via evento Demoday. As vagas para participar do Demoday são para os negócios e parceiros convidados pelo Fundo Vale. O perfil dos investidores tende a ser Corporate Venture, Venture Philanthropy, Fomento, Blended Finance e outros investidores de impacto.
Reconhecimento e divulgação
A cada edição realizada, os negócios selecionados são citados dentro das matérias enviadas para a imprensa e nos canais de comunicação do Fundo Vale.
Rede de mentores
A rede de mentores é acessada via os programas de aceleração, sendo que o formato tende a ser online e individual, de acordo com a necessidade do(a) empreendedor(a) no momento, por isso é pontual e sob demanda. A quantidade de mentores não foi mensurada, pois conta com a rede de contatos do Fundo Vale e da empresa que executa o programa de aceleração. O perfil dos mentores é bem diverso, tanto mais técnico, quanto corporativo e empreendedor, sendo que a maior parte dos mentores é ligada à temática de sustentabilidade.
Rede entre empreendedores
A rede de empreendedores é acessada via os programas de aceleração, tendendo a ser online e individual, de acordo com a necessidade do(a) empreendedor(a) no momento, por isso é pontual e sob demanda. A quantidade de empreendedores não foi mensurada, pois conta com a rede de contatos de outras iniciativas executadas pelo Fundo Vale e da empresa que executa o programa de aceleração. O perfil dos empreendedores é bem diverso, sendo que a maioria é ligado à temática de sustentabilidade.
Desenvolvimento da gestão
As atividades de desenvolvimento da gestão acontecem dentro dos programas de aceleração e normalmente são em formato individual e online, com duração total variando entre 3 e 6 meses, a depender da edição. Todos os apoios são por meio de terceirizada e podem ser em gestão empresarial com foco em modelagem de negócio, gestão comercial, financeira, operacional e de risco São realizadas reuniões de mentoria semanal, a partir de uma análise diagnóstica prévia, para identificação dos pontos específicos de melhoria a se desenvolver de forma customizada, podendo variar entre 1h e 1h30min por semana.
Investimento e financiamento
Fazemos empréstimo, de acordo com a necessidade do negócio, conforme elaborado no plano de negócio.
Parte do juros do empréstimo é trocado pelo impacto social e/ou ambiental que o negócio irá causar e de acordo com o alcance desses impactos.
Locais de atuação
Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins
Email para contato
contato@fundovale.org
Visão sobre política de dividendos
Não há restrições acerca da política de dividendos
Definição de “negócio de impacto”
Definição da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto
Classificação dos negócios na régua de seleção
2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico
Setores-alvo
Sim, e são critérios de eliminação
Quais os setores-alvo?
Agropecuária, Bioeconomia, Desenvolvimento de projetos sociais e fomento ao 3º setor, Floresta e uso do solo, Serviços financeiros
Há critérios de diversidade da liderança empreendedora?
Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa
Critérios de diversidade
Gênero (Mulheres), Origem geográfica (região do Brasil), Raça
Há critérios de enquadramento jurídico do negócio?
Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados
Demais critérios de seleção
Estágio de Desenvolvimento da Solução, Estágio de Desenvolvimento do Negócio, Potencial de Impacto Socioambiental Positivo, Capacidade Técnica e Empreendedora do Time, Grau de Inovação/Diferencial Competitivo da Solução, capacidade de escala.
Processo de inscrição
As chamadas são pontuais e acontecem a cada lançamento temático do programa. Primeiro o(a) empreendedor(a) deve se inscrever no formulário online, depois acontecerá uma primeira seleção com base nos critérios do programa e será analisado exclusivamente as informações do formulário, após isso é feita uma entrevista com as lideranças dos negócios pré selecionados e, por fim, é realizada uma banca (pitch day) para seleção dos negócios que serão acelerados.
Número de negócios já apoiados desde o início da iniciativa
16
Ano de início da iniciativa
2020
Histórico da iniciativa
O programa Desafios Floresta & Clima se conecta diretamente com a Teoria de Mudança do Fundo Vale, que busca apoiar no desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo que atuem em pelo menos uma das agendas prioritárias do fundo, que são Floresta, Clima e Bioeconomia. Com isso, entendemos que uma das melhores formas de apoiar o desenvolvimento de negócios seja realizando programas para desenvolver os(as) empreendedores(as) e dar suporte na validação do seu modelo de negócio e solução, o que também reforça a atuação do Fundo Vale no apoio e desenvolvimento do ecossistema tanto de impacto quanto de inovação. Além disso, os Desafios Floresta e Clima são importantes fontes de busca por negócios e soluções para direcionar aos programas em desenvolvimento ou as demandas dos parceiros.
Como mensuram o impacto socioambiental dos negócios apoiados?
O Fundo Vale, para sustentar os princípios de transparência, governança e eficiência alavancadas por um sistema de mensuração e gestão de impacto, e avançar no desenvolvimento de fluxos e práticas, desenvolveu o GIMPACT, modelo construído para a gestão e mensuração de impacto do Fundo Vale, baseado no acompanhado das suas Teorias da Mudança. Foi construído com base nas principais referências globais de gestão do impacto (GIIN, IRIS, IMP, IFC, ODS) e desenhado para acompanhar o portfólio de iniciativas apoiadas pelo Fundo Vale sob o ponto de vista do alcance dos resultados e impactos. Com base nisso, pretende agregar eficiência ao processo de tomada de decisão e transparência para a governança, bem como criar as bases para demonstrar, de forma robusta e efetiva, a contribuição nas mudanças no curto, médio e longo prazos, conforme declarado na Teoria de Mudança 2030 do Fundo Vale.
O modelo pode ser acessado por este link -> http://www.fundovale.org/nosso-impacto/gestao-de-impacto/
Quais métricas utilizam no acompanhamento da evolução dos negócios apoiados?
As métricas utilizadas estão definidas no modelo de gestão e mensuração do impacto do Fundo Vale (GIMPACT) e dependem do alinhamento que os negócios possuem a este modelo. A frequência de coleta de dados varia entre trimestral, semestral e anual, de acordo com a natureza dos indicadores acompanhados. Mais detalhes podem ser encontrados em: http://www.fundovale.org/wp-content/uploads/2022/06/Guia-GIMPACT-_-parceiros-.pdf.
Casos de negócios apoiados pela iniciativa
Inocas - Busca realizar o plantio de macaúba, espécie nativa do Cerrado e presente em outros biomas, por meio de parcerias rurais com produtores, arrendamento ou em áreas próprias. | A Inocas teve a oportunidade de rever e ajustar a sua narrativa de impacto e para o seu Pitch, trazendo mais destaque para os impactos sociais, além de ter tido a oportunidade de começar a sua conexão com o Fundo Vale em 2020, ano de participação no programa de aceleração e em 2021 foi uma das empresas do portifólio de investimento da Meta Florestal 2030 Vale, programa coordenado pelo Fundo Vale.
VerdeNovo - A VerdeNovo é uma empresa que busca, por meio do trabalho com restauração ecológica e sementes nativas, impactar positivamente nosso planeta. Nascida em 2016, desde então rodam um modelo de negócio baseado no ""ganha-ganha"" e na geração de melhoria de vida para coletores de sementes locais. Tem a restauração ecológica como pano de fundo e a semente como ferramenta de transformação. Hoje trabalham com populações tradicionais, assentados da reforma agrária e trabalhadores rurais que não viam na preservação dos biomas brasileiros uma oportunidade de vida nova. | Durante o programa a empreendedora teve a oportunidade de validar o seu modelo de negócio, identificando potenciais oportunidades de expansão de atuação da empresa, se conectou com agentes relevantes do ecossistema de sustentabilidade para ser potencial parceiro e revisou a sua narrativa de impacto da sua Teoria de Mudança, além de ter se conectado com uma profissional de comunicação para iniciar uma nova relação de parceria. A VerdeNovo participou da aceleração em 2020.
Umgrauemeio - A umgrauemeio é uma empresa de climatech, certificada como B Corp, que desenvolveu o Pantera, uma plataforma abrangente para o gerenciamento integrado de incêndios florestais, incluindo módulos de prevenção, detecção e resposta rápida. | A umgrauemeio está participando da aceleração do programa na sua edição de 2023, que ainda está em andamento até a data de submissão deste formulário.
O Fundo Vale é um fundo de fomento e investimento que tem como missão impulsionar uma economia mais sustentável, justa e inclusiva, com prioridade para a Amazônia. Para isso, apoia o desenvolvimento de iniciativas de organizações parceiras buscando acelerar e fortalecer o ecossistema de impacto, de negócios de impacto socioambiental e da bioeconomia, entre elas:
• AMAZ Aceleradora de Impacto da Amazônia;
• Conexsus – com foco no fortalecimento e investimento (via Fundo CX) em negócios comunitários da agricultura familiar e extrativismo;
• Climate Ventures – chamadas Bons Negócios para o Clima, Climate Lounchpad e Amazônia em Casa, Floresta em Pé;
• Jornada Amazônia – desenvolvido pela Fundação Certi, busca impulsionar negócios da bioeconomia que valorize a floresta em pé por meio de programas como o Gênese, o Sinapse e o Sinergia;
• Sitawi – Plataforma de Empréstimo Coletivo – Rodada Amazônia.
Também apoiamos redes e estudos para fortalecimento do ecossistema de impacto em parceria com o ICE – Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, Elos de Impacto e Programa Academia; ANDE – Aspen Network of Development Entrepreneurs, Mapa de Investimentos de Impacto; ações da Latimpacto; e PipeSocial e Quintessa – Mapa de Negócios de Impacto e Guia 2.5.
O Fundo Vale também é responsável pela implementação da frente de recuperação da Meta Florestal Vale 2030, que prevê proteger e recuperar 500 mil hectares de áreas no Brasil até 2030 além das fronteiras da empresa. Nesta frente, apoia o desenvolvimento e investimento em negócios de impacto socioambiental positivo e na recuperação de áreas via negócios agroflorestais.
A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.
x
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Ok