DUXtec – Rede de inovação social

por Fundação Gerações

Rio Grande do Sul

Recurso filantrópico

1

Ideação

2

Validação

3

Protótipo

Seis meses a um ano.

5 organizações

O DUXtec é um programa inédito no Rio Grande do Sul para o fomento ao empreendedorismo de impacto social. A partir da conexão com ambientes de negócios, inovação e tecnologia, empreendedores de zonas periféricas das principais cidades do Rio Grande do Sul vêm sendo estimulados a desenvolver habilidades de liderança, protagonismo e a empreender soluções de impacto social para suas comunidades.

O DUXtec se desdobra em diferentes frentes de atuação. Na Jornada de Pré-Incubação, as atividades são realizadas em grupo, no modo online, duas vezes por semana, com duas horas ao total. O programa também realiza atividades presenciais a cada dois meses. O suporte é oferecido por equipe própria e mentores externos. A seleção para essa etapa é exclusiva para os empreendedores com negócios idealizados durante a formação básica do DUXtec, que tem duração de seis meses. O objetivo é capacitar os empreendedores no aperfeiçoamento das soluções apresentadas de modo que atendam às necessidades sociais e ambientais, fornecendo ferramentas para a criação e validação do MVP, além de orientações sobre como obter feedback dos usuários e como pivotar o modelo de negócios, visando a sustentabilidade financeira da iniciativa.

De forma integrada ao fomento das propostas de negócios de impacto, as iniciativas do programa DUXtec contemplam abordagens direcionadas ao desenvolvimento dos participantes, destacando-se:

- Trilha de competências socioemocionais;

- Apoio para aprendizagem do uso de ferramentas gratuitas de gestão de projetos;

- Acesso a eventos de empreendedorismo e inovação;

- Facilitação de processos de networking;

- Feedbacks sistematizados e empáticos com objetivo de promover a qualificação das jornadas dos participantes. "

A conexão com potenciais clientes e parceiros é realizada na fase da Jornada de Pré-Incubação e é intermediada pela equipe de coordenação do programa. O objetivo é identificar parceiros interessados em apoiar a fase de testes das soluções.

O programa conta com divulgação contínua em canais próprios e externos via assessoria de comunicação. Ao final do processo formativo é realizado um evento aberto para o qual são convidados possíveis investidores e parceiros. Os negócios idealizados também são divulgados na plataforma Vitrine DUXtec, dentro do site da Fundação Gerações.

Os mentores são ativados a partir das demandas epecíficas de cada grupo e negócios. Mantem-se como padrão encontros semanais (em grupo) no formato online com os mentores. Nas atividades presenciais, um grupo mais amplo de mentores com diferentes competências técnicas é envolvido.

Atividades são realizadas em grupo, no modo online síncrono e assíncrono , duas vezes por semana, com duas horas ao total. O programa também realiza atividades presenciais a cada dois meses. O suporte é oferecido por equipe própria e mentores externos. A seleção para essa etapa é exclusiva para os empreendedores com negócios idealizados durante a formação básica do DUXtec, que tem duração de seis meses.

Na Jornada de Pré-Incubação recursos captados pela Fundação Geraões serão utilizados como capital semente para a rodagem da fase de teste dos serviços/produtos de três negócios de impacto social em fase de desenvolvimento.

Rio Grande do Sul

coordenacao@fundacaogeracoes.org.br

Não há restrições acerca da política de dividendos

Definição da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto

Algo entre o 2.6 e o 2.9, ou seja, priorizamos o aspecto "impacto" e a transformação socioambiental

Não

Sim, como pré-requisitos para participar da iniciativa

Origem socioeconômica, Raça

Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados

A condição de negócio de impacto social periférico.

O período dos processos seletivos não segue um calendáiro fixo. Todas as chamadas são divulgadas no site (wwww.fundacaogeracoes.org.br) e nas redes sociais (@fundacaogeracoes).

3

2021

O DUXtec foi lançado em 2021 a partir da articulação da expertise da Fundação Gerações na área da formação de jovens com a missão do Tecnopuc, na área de impacto social. Inicialmente o foco do programa foi no público jovem e periférico. O programa lançava o convite para que eles atuassem nos seus territórios, liderando processos sociais e, principalmente, buscando soluções para os problemas locais pela via do fomento aos negócios de impacto ambiental e social.

Os negócios apoiados pelo DUXtec ainda estão em fase de modulação de MVPs.

Os negócios apoiados pelo DUXtec ainda estão em fase de modulação de MVPs.

TecMatch: Os alunos responsáveis pela proposta moram na Zona Sul de Porto Alegre e foram indicados por uma organização social, no qual fazem cursos livres e têm em comum a vontade de atuar no setor de TI. Observando suas trajetórias e a dificuldade em encontrar uma oportunidade qualificada de trabalho no setor – apesar de ser um mercado aquecido e que vem investindo na formação de novos quadros técnicos –, eles constataram que jovens moradores de periferias têm mais dificuldade de acessar essas vagas e ter sucesso nos processos seletivos. Dessa leitura surgiu a concepção do Tecmath, uma plataforma que faz a conexão entre jovens com conhecimentos básicos em TI e os times de RH das empresas que buscam esses profissionais. Além desse serviço, o negócio pretende ser um aliado das empresas contratantes para a promoção da diversidade em seus quadros.

Fundação Gerações

Fundação

2008

Porto Alegre/RS

Fundação

2

3

A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.

x