Inova UP

por Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Pará

Recurso filantrópico

1

Ideação

2

Validação

3

Protótipo

4

Ida a mercado

24 meses

28 organizações

Desenvolver empreendedores e negócios sustentáveis na região de Marabá, Canaã dos Carajás e Parauapebas

As capacitações ocorrem tanto em formato geral (todos juntos) quanto para iniciativas específicas a depender da maturidade / necessidade de auxílio em cada uma delas. O formato também é misto: fazemos tanto presencial (60%) quanto online (40%).
Não há limite para participação desde que a iniciativa tenha sido selecionada e os participantes tenham sido identificados no formulário de inscrição.

Desenvolvemos comportamentos e atitudes empreendedoras, além de acompanhamento de psicologia comportamental e positiva ao longo do programa.

As conexão com parceiros e clientes são feitas a partir da fase de pré aceleração, seguindo como foco prioritário na fase de aceleração. Cada iniciativa tem sua rede social própria (sorte, instagram, etc), além de utilizar os canais do Centro e da Fundação Vale para explorar novos contatos.

As conexão com potenciais investidores serão feitas após o programa, pois o programa oferece aceleração com capital semente para que o as iniciativas cresçam e ganhem maior valor de mercado, caso desejem receber investimentos privados. Compartilhamos oportunidades de editais e conexões que cremos serem efetivas. Esse trabalho ocorre tanto nos grupos de WhatsApp, plataforma própria, quanto contatos diretos e aplica-se para editais, investidores e aceleradoras.

O programa é divulgado tanto nas mídias tradicionais locais, quanto nas redes sociais do Centro e parceiros, além dos próprios canais das iniciativas.

A rede de mentores é formada pelos parceiros institucionais do programa (Universidades ,empresas privadas, ongs, profissionais liberais, etc). Em casos específicos, a depender da atividade ligada a iniciativa, buscamos mentores específico dentro ou fora da região, principalmente para a fase de aceleração onde os contamos, em alguns casos, com consultores especializados.

A rede de empreendedores é formada pelos participantes do programa que interagem em plataformas digitais e encontros do Centro no território.

O desenvolvimento de gestão é feito tanto pela equipe do Centro quanto por parceiros e consultores especializados. Existem pontos comuns com exemplo: Contabilidade que seguem a mesma norma, outros casos como jurídico, vendas, produção, planejamento seguem modelos personalizáveis dentro de uma mesma estrutura lógica.

Os recursos filantrópicos dividem-se em recursos para consultores e recursos para estruturação. Ao todo podem somar R$ 80.000,00.

Pará

contato@centroamazonia.org.br

Não há restrições acerca da política de dividendos

Nenhuma acima, seguimos nossa definição própria

Tratamos impacto dentro do conceito de sustentabilidade.

2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico

Sim, e são critérios de eliminação

Desenvolvimento de projetos sociais e fomento ao 3º setor, Energia e biocombustíveis, Equidade e inclusão, Gestão de resíduos, Floresta e uso do solo, Indústria

Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa

Origem geográfica (região do Brasil)

Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, INCLUINDO os não formalizados

Viabilidade, aplicação e relevância no território e composição da equipe.

Edital aberto com link de inscrição em redes sociais. A depender do território, pontos locais de inscrição presencial.

28

2021

A iniciativa surgiu para oferecer oportunidade de desenvolvimento para os jovens do território através de uma jornada completa de Formação de empreendedores e iniciativas. O projeto começões com o Despertar, passou em funil, pela fase de ideação, pré-aceleração e aceleração. ao final do programa entregaremos 9 novas empresas com impacto na região.

Existe ferramenta própria com métricas a serem definidas e alcançadas respeitando a evolução do negócio.

Existem metas básicas: Receita, Clientes, Canais, Impacto Social, Impacto Ambiental, etc e metas específicas a depender da especificidade do negócio.

Cacau Carajás: Primeira fábrica de chocolates da região;
Eco CAnaã Biojoias: Mulheres que fabricam biojóias e tem sua comercialização em avanço exponencial e estão em fase de preparação para exportação;
Rede Viva: Coleta e processamento de resíduos orgânicos para produção de bioferitilizanres e adubos orgânicos.

Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Associação

2015

Belém/PA

Associação

20

5

A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.

x