InovAtiva de Impacto Socioambiental

por Impact Hub Floripa

Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins

Rede de mentores

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Validação

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Protótipo

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Ida a mercado

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Tração

São 14 semanas de trabalho com as startups ao longo do ciclo de aceleração, porém o acompanhamento se perpetua até 12 meses após a finalização de um ciclo.

Até 60 negócios selecionados em cada ciclo para participarem de atividades da 1ª etapa e até 30 negócios são selecionados para avançarem para a 2ª etapa do programa. organizações

O InovAtiva de Impacto Socioambiental é um programa de aceleração gratuito para empresas inovadoras, de base tecnológica, que têm como missão gerar impacto social ou ambiental positivo. Seu objetivo é capacitar, fornecer mentoria e conectar empreendimentos de impacto com o mercado - tudo isso para fomentar o ecossistema de empreendedorismo de impacto no Brasil.

Estágio 2 - Validação: Tenho uma ideia de negócio. É o momento de validar se existe uma necessidade real do mercado, compreender o perfil do cliente (e beneficiário) e sua demanda por potenciais soluções., Estágio 3 - Protótipo: Validei que há demanda do mercado. É o momento de desenvolver (ou refinar) a solução com base nas opiniões dos potenciais clientes (e beneficiários) e testar um mínimo produto viável, validando a proposta de valor entregue., Estágio 4 - Ida a mercado: Estou realizando (ou irei iniciar) as primeiras vendas. É o momento de validar um modelo de negócio que dê sustentabilidade financeira para o negócio., Estágio 5 - Tração: Estamos com vendas contínuas, solução e modelo de negócio validados com clientes. A solução é eficaz para solucionar o desafio social ou ambiental em foco. É o momento de amadurecer nossa gestão e acelerar o nosso crescimento.

As startups aceleradas pelo InovAtiva de Impacto têm acesso a trilhas de conhecimento e cursos gratuitos, além de módulos específicos destinados aos empreendimentos de impacto socioambiental, recebem mentoria e a oportunidade de se apresentarem para uma banca de mentores e investidores. Para as que iniciam o processo de aceleração são oferecidas capacitações online que, juntas, somam 124 horas de conteúdos. Além disso, são realizadas mentorias coletivas semanais, no formato online e ao vivo, com participação de mentores e mentoras especialistas da rede, com duração de 1h30. Os temas são alternados entre: Gestão, Solução, Mercado, Equipe, Capital e Impacto - com assuntos de impacto focados em Teoria da Mudança, Tese de Impacto, Métricas de Impacto e Gestão do Impacto. Também, as startups participam de mentorias individuais (divididas em 4 encontros com duração entre 1h - 1h30), do InovAtiva Day (evento online com foco em construção do Pitch) e de mentorias especializadas (onde são realizados 2 encontros nas temáticas de maior dificuldade da startup). O ciclo é encerrado com o InovAtiva Experience evento de 3 dias com capacitações e conexão com investidores em formato Demoday.

O InovAtiva Experience é o evento que encerra o ciclo do InovAtiva de Impacto Socioambiental. É exclusivo para as startups do Ciclo, mentores, investidores e outros atores do ecossistema convidados. Durante os três dias de evento, os empreendedores podem se encontrar, se conectar e aprender ainda mais, pessoalmente, com os mentores InovAtiva. Podem também apresentar seu pitch de negócio para investidores e, através de atividades de networking, ter a oportunidade de estreitar ainda mais os laços estabelecidos - além de encontrar clientes e até mesmo parceiros em potencial. As passagens e hospedagem para o evento, que acontece em São Paulo/SP, são de responsabilidade de cada empreendedor.

Um dos grandes diferenciais do InovAtiva é a rede de parceiros, mentores, empreendedores e investidores participantes, com os quais os empreendedores são incentivados a interagir em todas as fases, seja por meio da mentoria, seja em encontros presenciais. Durante o InovAtiva Experience as startups apresentam seus pitches de negócio para uma Banca de Investidores, especialmente interessados em investir em Negócios de Impacto, colocando em prática tudo o que aprenderam nas etapas anteriores do programa para conquistar o investimento ou a parceria que pode alavancar o negócio. Elas possuem até 4 minutos para realizarem o seu pitch e os investidores que compõem a banca possuem 4 minutos para tirarem dúvidas e esclarecimentos com a startup. Ao final de cada banca, os investidores elegem a “startup destaque” e na cerimônia de encerramento é recapitulado os melhores momentos do evento e dado o reconhecimento às Startups que mais se destacaram durante as atividades.

A divulgação é realizada nos principais canais de comunicação do InovAtiva, como redes sociais, newsletters, mobilização e engajamento de parceiros e imprensa de todo o Brasil. Em relação a certificação, todas as startups participantes da etapa aceleração (primeira parte do ciclo) que atingirem a pontuação estabelecida no regulamento do ciclo), através se uma estratégia de gamificação, são elegíveis à qualificação de “Acelerada InovAtiva” e rebem o selo. Já aquelas que se qualificam para a etapa final recebem um selo de “Graduadoa InovAtiva” após também atingirem a pontuação necessária. No evento de encerramento de ciclo, o InovAtiva Experience, é disponibilizado aos investidores e mentores um playbook com todas as informações das startups participantes. No final do evento é escolhida a “startup destaque” de cada banca do Demoday, e na cerimônia de encerramento é dado esse reconhecimento às Startups através de um certificado e entrevistas com veículos de imprensa.

Um dos pontos fortes do programa é a rede de mentores especialistas. Durante o programa há um rigoroso trabalho de matchmaking entre cada mentor e a startup, procurando atender as demandas do empreendimento, a especialidade do mentor e a área de atuação da startup. Na etapa aceleração, as 60 startups participantes têm acesso a até 4 sessões individuais de mentorias de negócios com profissionais com experiência de mercado e conhecimento técnico condizente com as suas necessidades pré-mapeadas (via chamada de vídeo), com duração das sessões recomendado entre 1h - 1h30 e intervalo de aproximadamente uma semana entre sessões. Na etapa final, as 30 startups selecionadas realizam até 2 sessões individuais de mentorias especializadas com profissionais diferentes em temas específicos previamente escolhidos e a duração das sessões é recomendada ser entre 1h - 1h30. Durante ambas as etapas são realizadas sessões de mentorias coletivas online via Google Meet, onde cada sessão conta com um tema diferente com um especialista de renome da rede, com duração de cerca de 1h30.

Durante o ciclo é realizado um encontro de conexão, com o objetivo de ser um momento para gerar conexões entre os empreendedores e reconhecimento dos negócios que estão fazendo parte do ciclo. O encontro tem duração de 1h, é online e ao vivo via Zoom.
Além disso, os 30 selecionados para a etapa final do programa podem participar do evento presencial de encerramento, o InovAtiva Experience, onde a interação é intensificada através de conexões espontâneas e atividades e dinâmicas de networking planejadas pelo time.

Todos os estados do Brasil, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins

impacto@inovativa.online

Não há restrições acerca da política de dividendos

Definição da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto

2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico

Sim, o setor de atuação é somente um direcionador

Sim, mas como diferenciais ou critérios de desempate para participar da iniciativa

Gênero (Mulheres), Origem geográfica (região do Brasil), Raça

Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, EXCETO os não formalizados

Os critérios de seleção dos projetos de negócios de impacto inscritos são analisados em seis (6) dimensões de avaliação: (i) grau de maturidade do negócio; (ii) grau de inovação; (iii) potencial de mercado; (iv) composição da equipe; (v) potencial de escala da solução; e (vi) tese de mudança. As especificações das notas e seus pesos referentes a cada dimensão avaliada são descritas no regulamento de cada ciclo.

O processo de inscrição é definido via edital, disponibilizado em www.inovativa.online. Para fazer a inscrição é necessário realizar o login ou cadastrar-se na plataforma do programa. Uma vez preenchidas as informações, a inscrição está realizada. Em seguida, é feito o processo de avaliação dos inscritos através de uma rede de avaliadores voluntários e qualificados sob coordenação da organização do programa. A listagem dos negócios de impacto selecionados para a etapa aceleração é divulgada no site, de acordo com o cronograma do ciclo. São escolhidas até 60 startups que iniciarão seu processo de aceleração e, após a conclusão da primeira etapa do ciclo, 30 são selecionadas para seguirem para a etapa final.

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2016

O InovAtiva de Impacto foi criado em 2016, combinando as missões do InovAtiva Brasil e da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto, que prevê o apoio ao aumento da quantidade de negócios de impacto no Brasil.

Para facilitar a identificação e monitoramento do impacto das startups participantes, foi desenhado um processo que envolve duas entrevistas com as startups: uma após a aprovação para ingressar no programa e outra durante a finalização do ciclo como um todo. Nessa primeira entrevista são obtidas as informações sobre qual o impacto gerado, ou seja, relevância da solução da startup, suas métricas de impacto e métricas de negócio. Na segunda entrevista é analisada junto à startup a evolução das métricas de impacto no período em que o negócio foi acelerado pelo programa. Para além disso, acompanhamos a relação das startups com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas respectivas metas.

Métricas de negócio: receita, tamanho da equipe, número de clientes, usuários, pessoas beneficiadas, captação de recursos e outros. Monitorado a cada 3 meses pelo período de 1 ano e meio.
Métricas de impacto: média do aumento em % dos resultados ligados a indicadores de impacto. Monitorado 1x ao longo do ciclo de aceleração.

Mommy Tech - Segundo a FGV, uma em cada duas mães acaba sendo desligada das empresas em até 12 meses após a licença maternidade. Sabendo disso, a MommyTech tem como missão recolocar no mínimo 3% da sua base no mercado de trabalho, anualmente. Seja pensando estrategicamente como qualificá-las para vagas com maior demanda, seja auxiliando no processo de transição de carreira ou apenas encaminhando seus currículos para as empresas. - Resultados: “As mentorias nos ajudaram a ter mais maturidade no entendimento de crescimento da empresa e também nas métricas a acompanhar. Trouxeram também maturidade para entendermos o que realmente queríamos. Após as mentorias entendi que precisava entender mais e me aproximar do meu público ao invés de aporte de investimento. Hoje temos uma área de cursos para mães em tecnologia que já está em sua segunda turma e mais de 33 mães passando pelas formações. Isso ajudou no crescimento do faturamento e do nosso impacto. Conseguimos recolocar diretamente mais de 200 mães no segundo semestre após o InovAtiva.

Impact Hub Floripa

Empresa (iniciativas vinculadas a área de Desenvolvimento Social/Sustentável)

2015

Florianópolis, Santa Catarina

Empresa

46

A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.

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