Fomentar e apoiar negócios de impacto para a conservação da natureza na Grande Reserva Mata Atlântica, composto por 60 municípios e Paranaguá é um deles.
Diferencial
Além de trabalhar somente com negócios que impactam positivamente a conservação da Grande Reserva Mata Atlântica, o programa oferece consultorias individualizadas com consultores especialistas em todas as temáticas ofertadas, assim como um mentor para acompanhar a jornada dos negócios do início ao fim do programa. A iniciativa também premia os três negócios mais bem avaliados segundo os critérios do edital.
Foco
Desenvolvimento de negócios de impacto.
Necessidade de contrapartida?
Não
Capacitação e treinamento
O programa é online, mas promove dois encontros presenciais para promover conexões entre os empreendimentos e parceiros. O conteúdo do programa é composto por 410 minutos de conteúdos assíncronos e online abordando 9 temáticas: OKR, Negócios de Impacto e Conservação da Natureza, Teoria da Mudança, Modelo C, Mensuração de Impacto, Neuroliderança, Gestão Financeira, Comunicação e Marketing e Pitch. São realizados 11 workshops online com todos os participantes, 22 horas de consultorias especializadas e individuais nas temáticas apresentadas acima e 9 horas de mentoria para o acompanhamento da jornada de aceleração.
Desenvolvimento pessoal da pessoa empreendedora
O programa oferece um módulo focado em Neuroliderança, composto por conteúdo assíncrono, workshop coletivo e 2h de consultoria com um especialista.
Conexão com potenciais investidores
É realizada uma reunião para apresentação do Programa Territórios Regenerativos, que entre diversas formas de apoio aos negócios de impacto da região da Grande Reserva Mata Atlântica, realiza investimentos financeiros nesses negócios, seja por meio de doação ou de empréstimo coletivo.
Reconhecimento e divulgação
Ao final de cada ciclo do programa, a Fundação Grupo Boticário organiza uma revista eletrônica para divulgação dos negócios que finalizaram o programa de aceleração e divulga em seu próprio site. A Fundação Grupo Boticário conta com uma assessoria de imprensa que busca oportunidades de divulgação do programa e dos três negócios premiados em cada ano, além de contar com uma equipe de comunicação para dar visibilidade a esses negócios nas redes da própria organização.
Revista 2020: https://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/Biblioteca/20201223%20Natureza%20Empreendedora.pdf
Revista 2021: https://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/Biblioteca/10028A%20AF%20Revista%20Eletronica%20Natureza%20Empreendedora.pdf
Revista 2022: https://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/Biblioteca/Portfolio%20PNE%202022.pdf
Rede entre empreendedores
A iniciativa promove a interação entre os negócios participantes por meio dos grupos de whatsapp e sempre que possível promove conexões com outros empreendedores e organizações parceiras.
Email para contato
contato@fundacaogrupoboticario.org.br
Visão sobre política de dividendos
Não há restrições acerca da política de dividendos
Definição de “negócio de impacto”
Definição da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto
Classificação dos negócios na régua de seleção
2.5, ou seja, de fato buscamos a convergência e o equilíbrio dos aspectos de "negócio" e "impacto", não priorizando algum deles em específico
Setores-alvo
Sim, e são critérios de eliminação
Quais os setores-alvo?
Agropecuária, Água e saneamento, Gestão de resíduos, Floresta e uso do solo
Há critérios de diversidade da liderança empreendedora?
Não há critérios de recorte por diversidade
Há critérios de enquadramento jurídico do negócio?
Apoiamos negócios em todos os formatos jurídicos, EXCETO os não formalizados
Demais critérios de seleção
1- Negócios que tenham como propósito resolver/contribuir com alguma questão socioambiental que gere impacto positivo na conservação da natureza;
2- Setores prioritários: Turismo sustentável, Pesca, aquicultura e maricultura sustentáveis, Agricultura, pecuária e manejo florestal sustentáveis, Produtos e serviços sustentáveis, Saneamento sustentável;
3- Estar sediado ou atuar em algum dos 60 municípios da Grande Reserva Mata Atlântica;
4- Impacto positivo em conservação da natureza;
5- Envolvimento de comunidades locais e parceiros da GRMA;
6- Dedicação e disponibilidade do time;
7- Potencial de crescimento;
8- Faturamento e geração de receita pelos negócios.
Processo de inscrição
O edital é divulgado pela Fundação Grupo Boticário, Sebrae PR e parceiros. A inscrição é realizada por meio de um formulário online com diversas perguntas sobre o empreendimento, seu impacto positivo para conservação e o time empreendedor e o resultado é divulgado na landing page do programa. Todos os empreendedores selecionados também são contatados por telefone e email algumas semanas antes do início do programa.
Número de negócios já apoiados desde o início da iniciativa
45
Ano de início da iniciativa
2019
Histórico da iniciativa
A Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA) compreende o último remanescente contínuo bem conservado de Mata Atlântica do país, que reúne cerca de 2 milhões de hectares terrestres, e mais 2 milhões de áreas costeiro marinhas, estendendo-se do Norte de Santa Catarina até o Sul de São Paulo, e engloba 60 municípios. Seu objetivo é alavancar o desenvolvimento socioeconômico desta região por meio da valorização da natureza, da cultura e das histórias regionais. Além disso, busca consolidar esse destino no cenário nacional e internacional de turismo de natureza. Essa iniciativa vem sendo executada desde 2018 em parceria com várias instituições, OSCs, governos estaduais e municipais, academia e empresariado da região.
Considerando esse cenário e os resultados do Mapeamento de Negócios Sustentáveis da região (realizado pela Pipe Social), em que 71% dos negócios declaram estar no vale da morte – entre ideação e organização do negócio – e 59% nunca haviam participado de um programa de aceleração, a Fundação Grupo Boticário passou a olhar para o fomento e fortalecimento dos negócios de impacto para a conservação da natureza na região, criando assim o Programa Natureza Empreendedora que tem execução técnica do Sebrae – PR.
Durante o primeiro ciclo do programa, em 2019, o trabalho contou com um processo de ideação de negócios, voltados à solução de problemas socioambientais de 4 municípios do litoral paranaense.
Em 2020, o programa atuou com 20 negócios que já impactavam positivamente a conservação de 15 municípios paranaenses da Grande Reserva Mata Atlântica, mas precisavam de apoio para se estruturarem. O processo de aceleração (online) proporcionou 40h de oficinas e consultorias especializadas nas temáticas abordadas. Com toda experiência adquirida, os ciclos 3 e 4 (2021 e 2022) foram incrementados com mais horas de consultorias individuais, mas mantiveram a premissa de contribuir para que os empreendedores conseguissem gerar receita, impacto positivo e que transformassem seus negócios e suas comunidades, por meio da inovação e do empreendedorismo de impacto. Os dois ciclos foram abertos para negócios sediados ou que operavam nos 60 municípios da GRMA e contou com a participação de 13 negócios em cada um deles, capacitando-os por meio de uma estrutura de aprendizagem em forma EAD, momentos de aprendizado coletivo e acompanhamento individualizado ao longo de 5 meses de aceleração.
Como mensuram o impacto socioambiental dos negócios apoiados?
O impacto é autodeclarado na inscrição do programa e validado durante as os módulos e consultorias do programa. Além disso, são realizadas entrevistas com foco no impacto em conservação da natureza ao final do programa.
Quais métricas utilizam no acompanhamento da evolução dos negócios apoiados?
O mentor realiza um diagnóstico inicial e um final com foco na intencionalidade do impacto, na maturidade financeira, no perfil empreendedor e no marketing.
Casos de negócios apoiados pela iniciativa
Olha o peixe! - Empresa que trabalha com o fortalecimento da pesca artesanal, das comunidades locais e da promoção de um consumo mais consciente de pescados, levando não só o produto mas informações técnicas que auxiliam em seu consumo.
https://olhaopeixe.com.br/
Viva o Vale - É uma operadora de turismo do Vale do Ribeira, que valoriza e preserva as riquezas naturais, históricas e culturais da região, utilizando como prestadores de serviços as comunidades locais para potencializar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar o senso de pertencimento da população local.
https://vivaovale.com.br/
Fundação Empresarial que tem como mantenedor o Grupo Boticário
Colaboradores em tempo integral
60
Colaboradores em tempo parcial
5
Outras atividades que a organização realiza
Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.
A veracidade das informações aqui descritas são de responsabilidade do representante de cada organização. Os dados foram atualizados no primeiro semestre de 2023.
x
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Ok